Cidades

Galeria dos Estados: o retrato do abandono e da decadência

O local possui 80 estabelecimentos e o abandono é evidente. Comerciantes tiveram que reforçar as lojas com grades e contratar seguranças

Thiago Soares
postado em 06/02/2018 12:43
Situação degradante do local que foi um dos mais prestigiados da capital do país
A Galeria dos Estados, local do desabamento de um viaduto na manhã desta terça-feira (6/2), é o retrato do abandono e da decadência encontrada em vários pontos da zona central de Brasília. O endereço conta com 80 lojas de 18 metros quadrados sob os viadutos do Eixão Sul. O abandono é evidente a qualquer visitante. Há goteiras, ferros da estrutura expostos, sinais de ferrugem por todos os lados e falta de iluminação.
A decadência pode ser constatada pela pouca ocupação: das 80 lojas existentes no local, 19 estão fechadas. A estrutura é dividida em duas partes. Em uma delas, próximo ao Setor Comercial Sul, o piso é mais conservado devido à estação do metrô. Porém, a iluminação não atende as expectativas nem de quem circula por ali à luz do dia, quem dirá à noite. E quem passa por lá, se tiver vontade de ir ao banheiro terá que procurar outro local. O motivo é que as quatro unidades existentes estão fechadas pela falta de água e manutenção.
Iluminação precária não atraí consumidores para a localidade

No outro lado, próximo ao Setor Bancário Sul, a iluminação foi reforçada pelos comerciantes. A maioria, donos de restaurantes que oferecem desde os famosos pratos prontos até a modalidade self-service.

Na parte da galeria que não é coberta, o que se vê é um piso cheios de buracos e bancos quebrados. Ambulantes estão por todo lado.

Recentemente outro acontecimento desagradou os comerciantes. A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) retirou as grades que fechavam o local após o horário das 23h30. Com medo de arrombamentos, os empresários ainda resistentes na localidade tiveram que reforçar as lojas com grades e contratar seguranças. Gastos a mais que não são cobertos pelo fraco movimento do dia a dia.

[FOTO1100006]


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação