Cidades

GDF fará plano emergencial para manutenção de viaduto em Brasília

Parte da estrutura do viaduto sobre a Galeria dos Estados desabou nesta manhã, deixando o Eixão Sul interditado. Diretor do DER avalia que é preciso uma análise aprofundada, já que outras partes podem ter sido comprometidas

Jacqueline Saraiva
postado em 06/02/2018 13:09

A estrutura do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no centro de Brasília, precisa ser escorada para que depois se decida o que deve ser feito. A afirmação foi do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Henrique Luduvice. De acordo com ele, outras partes da estrutura podem ter sido comprometidas com o desabamento do bloco de concreto sobre a Galeria dos Estados. O local foi isolado pela Polícia Militar, e os bombeiros vasculham a área para confirmar que não há vítimas ou feridos.

[FOTO1100006]

"O governo está literalmente sob a coordenação do governador Rodrigo Rollemberg tomando as providências. O DER, a Novacap, a Secretaria de Infraestrutura trabalharão de forma articulada, primeiramente no escoramento desse viaduto, a análise da estrutura, para que depois possamos oferecer à população a solução mais adequada e mais correta sobre o ponto de vista da intervenção necessária neste viaduto", explicou Luduvice. Durante o processo, será feito um desvio de tráfego nas redondezas para que o acesso ao centro do Plano Piloto e eventuais outros deslocamentos, "possam efetivamente ocorrer embora com as dificuldades que existirão sem a presença do eixo rodoviário", como confirmou o diretor.

Luduvice explicou que, desde 2009, um grupo de trabalho envolvendo vários órgãos fizeram alertas mostrando que é necessário ter verba específica para uma manutenção permanente desses tipos de estruturas, para a segurança da população. "Na medida em que tenhamos recursos, condições de recuperar, vamos voltar a ter um viaduto que atenda as demandas da nossa capital", afirmou o diretor.

Viaduto não passou por manutenção

Mais cedo, o governador Rodrigo Rollmberg também comentou sobre o incidente e afirmou que de várias obras na área central de Brasília a estrutura do viaduto sobre a Galeria dos Estados ainda não tinha passado por serviços de manutenção. Questionado sobre a falta de manutenção em áreas como essa, Rollemberg afirmou que "Brasília é uma cidade que está envelhecendo, uma cidade feita de concreto". "Nós, já desde o início do governo, fizemos manutenção e reforço de estruturas em alguns viadutos no centro, próximo da Rodoviária, nas (vias) N1 e S1 e, infelizmente, esse ainda não tinha recebido manutenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação