Cidades

Relatório do TCDF apontava necessidade de reparos em viaduto desde 2012

Desde então, nenhum reparo foi feito. Reportagens do Correio também mostraram precariedade no local

Flávia Maia
postado em 06/02/2018 13:57

Buraco gigante no Eixão

A possibilidade de um desastre no viaduto na DF 002 sobre o retorno da Galeria dos Estados não era uma novidade para o poder público. O alerta da precariedade da construção foi dado em 2012 pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e em várias matéria publicadas no Correio. A auditoria do órgão de controle - iniciada em 2011 e concluída em julho de 2012 -apontava que o local precisava de reparos e manutenção urgentes. Sete anos depois, nada foi feito e o resultado foi o desabamento registrado na manhã desta terça-feira (6/2).

Além do viaduto sobre a Galeria dos Estados, outras seis construções públicas foram marcadas pela necessidade de manutenção e reparos urgentes pela auditoria do TCDF. A maioria, na zona central de Brasília. Inclusive o outro lado do viaduto onde ocorreu o acidente: o que fica sobre a via S2. O viaduto sobre a N2, ao lado do Conjunto Nacional e o estacionamento em frente ao mesmo shopping também estão sob perigo, segundo o relatório do TCDF.

A Ponte do Bragueto no Lago Norte, o viaduto no Eixo L entre as quadras 203/204 Sul, o viaduto do Eixo L entre as quadras 215/216 Sul também correm riscos, conforme apontou o relatório.

Buraco do Tatu merece cuidados

Desde então, nenhum reparo foi feito. Reportagens do Correio também mostraram precariedade no localEm 2010, o Correio ouviu especialistas e a fim de identificar patologias nas estruturas dos viadutos do Plano Piloto, à época, com 50 anos. Corrosão das ferragens, deterioração do concreto e deficiências nas fundações foram constatado.

Para os especialistas ouvidos na época, em alguns casos, as reformas eram urgentes. Na época, a Novacap garantiu que a inspeção era feita com frequência e que nenhum viaduto corria o risco de cair. O GDF ainda previu um investimento de R$ 30 milhões na reforma de seis deles.

Na reportagem, o Correio lembrava que o Buraco do Tatu havia dado o primeiro sinal de saturação quatro anos antes, em 2006. Parte do asfalto havia cedido e uma cratera surgido na pista.

Desde então, especialistas se mantiveram preocupados com a situação dos viadutos da capital. Ao falar na segunda-feira (5/2) com o Correio, por conta do desabamento da garagem de um bloco na SQN 210, o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), Wilson Lang, afirmou: "O viaduto que pega o Eixão e Eixo L, o chamado ;Buraco do Tatu;, foi construído junto com Brasília e há diversos relatórios que alertam sobre aquela estrutura", comentou.

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