Cidades

Artistas revitalizam monumento em homenagem a primeiro animal do Zoo

Elefanta chegou em 1957 e viveu até 1994; a estátua foi esculpida há mais de 30 anos

Lucas Nanini - Especial para o Correio
postado em 07/02/2018 06:00
Grafite na estátua do elefante no Jardim Zoológico de Brasília. Na foto, os grafiteiros Daniel Toys (camisa preta) e Mikael Omik

A estátua da elefanta Nely no Zoológico de Brasília começou a ganhar novas e vivas cores a partir desta semana. Construída em homenagem ao primeiro animal que viveu no Zoo, antes mesmo da fundação da capital, a estrutura virou painel nas mãos dos artistas plásticos Daniel Toys e Mikael Omik, que criaram novas formas, traços abstratos, figuras geométricas e bichos do cerrado sobre toda a imagem.

A intervenção se torna uma espécie de antecipação do ;Holi ; A festa das cores;, evento tradicional da Índia ; país de origem da paquiderme que inspirou o monumento ; e celebra a chegada da primavera entre o fim de fevereiro e o início de março.

[VIDEO1]

A elefanta Nely chegou ao Zoo em 6 de dezembro de 1957, como uma doação da Embaixada da Índia. O animal permaneceu no local até 1994, quando morreu por artrose.



[SAIBAMAIS]A linguagem artística de Toys e Omik e a relação dos dois com Brasília e o Brasil foram os aspectos que levaram a dupla a decidir pela técnica sobre o monumento. Os dois trabalham juntos há quatro anos e atuam, principalmente, com a pintura de superfícies planas.

;Quisemos desenvolver um trabalho dentro da nossa linguagem e, ao mesmo tempo, mostrar algo que tem um valor especial para a gente, que tem a ver com a nossa história, com um valor sentimental;, diz Toys.

Manutenção


A ideia de transformar a estátua de Nely em um painel multicolorido surgiu de um encontro entre os dois e uma amiga que trabalha no Zoo, a assessora de Preservação e Pesquisa Natália Guimarães.

;A gente falou sobre fazer um trabalho deles no Zoo e pensou em uma peça daqui. Veio a estátua da Nely na cabeça, eu levei a ideia ao diretor e, antes de eu falar, ele propôs justamente a peça;, declara Natália.

;A estátua estava meio esquecida, precisava de manutenção, por isso a gente pensou em fazer uma coisa viva, dinâmica. O trabalho deles contribui com essa coisa pop, atual, um tipo de linguagem que incorpora parte disso, ajuda a consolidar o zoológico no aspecto cultural;, afirma o diretor-presidente do Zoo, Gerson Norberto.

[FOTO1100428]

Nova Nely


O presidente do Zoo estima que o monumento tenha mais de 30 anos. Desde a instalação da peça, ela passou por pontos como as bilheterias e a área próxima à manutenção. Atualmente, a estátua fica perto do local dos elefantes.

Para compor a ;nova Nely;, Toys e Omik mantiveram a forma de atuação; o primeiro desenha as formas geométricas e o segundo faz os animais do cerrado.

Omik diz que ele e o parceiro fizeram um passeio pelo Zoo para saber mais sobre os animais retratados. ;A gente fez uma turnê, ficou mais tempo em lugares específicos, pôde saber coisas de cada animal do Cerrado, saber por que cada um tem cada característica.;

Segundo ele, o maior desafio foi estabelecer a relação entre a linguagem dos artistas e a ;nova missão;. Omik diz que foi preciso adaptar as formas à superfície da peça, mas que isso foi positivo para o resultado final. Como exemplo, ele cita uma das orelhas da elefanta, que se tornou a asa de um carcará e, ao mesmo tempo, envolveu o dorso de um tucano.

Para o mosaico de formas, o dueto estima usar entre 50 e 60 latas de spray, de diferentes cores. A composição é feita por puro ;feelling;, com a construção de palheta de modo aleatório, de acordo com Toys. A opção por cores vivas é um jeito de mostrar ;a cara do Brasil;. ;As cores estão na nossa terra, nas frutas, na pelagem dos animais. A gente busca que as cores do nosso trabalho representem isso;, declara Omik.

Cooperação


O grafite foi uma doação dos artistas ao Zoo de Brasília. Segundo eles, um trabalho deste porte tem um custo estimado em R$ 1,5 mil, com valor de mercado chegando a R$ 4 mil. A intervenção teve início na última segunda-feira e deve ser concluída amanhã.

Frequentadores do Zoo, os artistas dizem que o trabalho tem um sabor especial por envolver parte da história deles e da cidade. ;Eu costumava vir aqui com o meu avô. Ontem, eu mostrei para ele como estava e ele disse: ;Parece que o elefante ganhou vida;;, diz Toys.

Para Omik, o trabalho tem um aspecto ainda mais especial. ;Eu, particularmente, gosto do elefante, do animal em si. E ainda tem a ligação com o zoológico, carrega a nossa história. Então esse valor é multiplicado.;

Os dois podem até fazer novas intervenções dentro do próprio Zoo. Direção do parque e artistas conversam sobre a possibilidade de novas pinturas, em painéis instalados em outras áreas.

Segundo o presidente do Zoo, ainda neste semestre deve ser feito um chamamento para artistas que desejem deixar sua marca no parque. ;Queremos ressaltar esse aspecto cultural. Há diversos espaços, 22 pontos de água, vamos promover esse incentivo à cultura pop;, diz Norberto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação