Jornal Correio Braziliense

Cidades

Após desabamento, aumentam pedidos por vistoria em prédios do Plano Piloto

Em apenas 48 horas após o acidente no Bloco C da 210 Norte, o número de solicitações no Distrito Federal chegou a 40, segundo a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp)



Não existe uma lei federal ou distrital que obrigue vistorias prediais regularmente, mas o especialista destaca que existem cidades muito mais antigas do que Brasília, com prédios mais velhos, que com manutenções regulares, não enfrentam problemas assim. ;Nos últimos anos, os estados têm adotado legislações com inspeções obrigatórias. Mesmo assim, é importante que a população também crie consciência sobre a importância da prevenção;, adverte.

Reconstrução

Logo de manhã, as máquinas retomaram o trabalho de retirada do entulho causado pelo desabamento da parte superior da garagem localizada no Bloco C da 210 Norte. A área foi fechada por tapumes por questão de segurança. Os moradores do prédio ainda não sabem quando a rotina voltará ao normal. Os elevadores voltaram a funcionar, mas o edifício permanece sem abastecimento de água e esgoto ; e deve continuar por pelo menos três dias.

[FOTO1098966]

Muitos moradores foram para casa de parentes enquanto as obras de reconstrução da área prosseguem. A aposentada Marilisa Beber, 55 anos, preferiu continuar no prédio durante o período de reformas e pediu compreensão da vizinhança com relação ao barulho causado pelas máquinas. ;Foi algo terrível que aconteceu conosco. As pessoas têm que considerar nosso lado;, disse.

Ontem, operários acabaram de concluir o isolamento da área afetada. Por determinação da Subsecretaria de Defesa Civil, a terra que soterrou os carros começou a ser retirada. Com relação aos seguros, apenas ficou decidido que cada morador acionará o seu pacote veicular. Inicialmente, cada empresa analisará como serão as coberturas. O condomínio acionou o plano de cobertura para realizar as obras, mas vistorias ainda precisam ser feitas pela seguradora predial.