Cidades

"Não tem risco algum", diz diretor do DER em vistoria na Ponte do Bragueto

Vistoria teve como objetivo definir os pontos onde sensores serão instalados para monitorar o comportamento da ponte

Isa Stacciarini, Ed Alves
postado em 10/02/2018 09:11
O novo diretor do DER, Márcio Buzar, retornou a Ponte do Bragueto neste sábado
O novo diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), , Márcio Buzar, garantiu neste sábado (10/2), durante avaliação da Ponte do Bragueto, que a estrutura que liga o Plano Piloto ao Lago Norte e à parte norte do Distrito Federal é segura. "A parte principal está preservada, não tem risco algum", assegurou, enquanto estava no interior da ponte, acompanhado de membros do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do DER.

Buzar, que é especialista em estruturas prediais, disse que a parte inferior da ponte, que apresenta vários buracos, precisa ser reformada, mas que esses estragos não comprometem a estrutura. "A vistoria indicou que a estrutura está muito bem", afirmou. "(Esses buracos são causados por) caminhões que não respeitam o gabarito da Ponte e batem na estrutura. Para evitar isso vamos instalar duas barreiras, inclusive com informação sonora, para avisar aos condutores", destacou.

Assista ao vídeo:
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A equipe do DER chegou ao local por volta das 8h55. Duas viaturas, cada uma em um sentido da via, fizeram a segurança do trânsito e permitiram a entrada de Buzar na ponte. Seis bombeiros, que estavam em uma viatura, auxiliaram na inspeção. Técnicos da Universidade de Brasília também foram convocados para a vistoria.
A expectativa é que a instalação dos sensores seja concluída hoje. "Vamos instalar esses equipamentos que vão acompanhar todo deslocamento e aceleração da Ponte", afirmou. Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do DER serão responsáveis pelo monitoramento das imagens.
Na quinta-feira (8/2), o Correio levou o professor de engenharia civil do Iesb Vamberto Machado para a Ponte do Bragueto. Especialista em patologia das construções, ele alertou para o perigo dos pedaços de concreto pendurados apenas por barras de aço. ;Olhando por dentro, encontram-se pontos de corrosão do ferro da armadura. Isso é preocupante;, comentou o especialista.
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Futuro da ponte

Os sensores que serão instalados são semelhantes aos que foram colocados na Ponte JK há algum tempo. Além deles e da instalação de barreiras, o diretor do DER ressaltou que vão construir duas vias marginais do Trevo de Triagem Norte para fazer a obra do Bragueto.
A análise detalhada acontece cinco dias depois da queda de parte do viaduto do Eixão Sul. Com buracos embaixo da estrutura da Ponte do Bragueto, rachaduras e devido ao tempo de construção, a obra preocupa o governo depois do episódio de desmoronamento. Essa é uma das obras que aparece na lista de 2011 do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que exigia reparo urgente.

Para evitar novos sustos, o Executivo local anunciou que vai adiantar a obra da ponte que estava programada para dentro do pacote do Trevo de Triagem Norte, avaliado em R$ 207 milhões. A promessa do DER-DF é que os trabalhos comecem em até uma semana, mas ainda não está definida se a estrutura será reformada ou demolida para nova construção.
Em visita técnica na sexta-feira à estrutura, Buzar explicou que seriam realizadas quatro ações na ponte. "Instalaremos uma barreira física, para evitar que os veículos altos danifiquem a ponte. Também recuperaremos os blocos de concreto, aumentaremos os pontos de medição e deslocamento e daremos prioridade para a construção das pontes laterais", garantiu.

A Ponte do Bragueto é a única sobre a parte norte do Lago Paranoá e foi inaugurada em 1961. Recebe uma média de 80 mil veículos por dia, servindo de ligação entre a Asa Norte e o Lago Norte. Por baixo dela, passam diariamente cerca de 100 mil veículos.

Medo de um novo acidente


A queda de parte do viaduto do Eixão Sul resultou em manifestação do público. Durante a vistoria do diretor geral do DER-DF na Ponte do Bragueto motoristas buzinavam e gritavam. As palavras mais comuns eram "vai cair". Pela internet, mais de 3,4 mil pessoas assinaram uma petição pedindo a reforma da estrutura. A campanha teve início na noite da terça-feira (6/2).
Buracos no acabamento da ponte foram causados por colisões com veículos de altura superior ao limite permitido (4 metros)

O diretor do DER-DF, Márcio Buzar, estava acompanhado de quatro outros técnicos da área. Eles fizeram observações na Ponte que está com o teto esburacado. Um motorista passou e, ao perceber a movimentação, gritou: "Pode tirar foto que essa merda vai cair", manifestou.

Um grupo de pedal que também passava embaixo do viaduto na hora em que o diretor estava analisando a estrutura se manifestou: "Vai cair, vai cair." Outro motorista passou, reduziu a velocidade e perguntou a imprensa que estava no área: "Vai cair? Será que vai cair?", questionou de bom humor.

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