Jornal Correio Braziliense

Cidades

Água ameaça construções em Águas Claras e Vicente Pires

Os prédios de Águas Claras e Vicente Pires têm agravantes distintos, mas um elemento compromete a vida útil dos prédios das duas localidades: a água



Em Vicente Pires, a ocupação começou com chácaras, conforme o planejado. Mas logo vieram os parcelamentos irregulares, com muitos lotes. Nos anos 2000, proliferam os edifícios ilegais. E eles são cada vez mais altos.

A cidade que cresce de forma desordenada não tem sistema de coleta de águas pluviais. O personal trainer Daniel Oliveira, 24, sabe a falta que a estrutura faz. Desde 2001, ele coleciona histórias de transtornos. ;O trânsito para e ficamos ilhados;, comenta.


Características


Vice-presidente administrativo-financeiro do Sinduscon-DF, Dionysio Klavdianos explica que a água é a maior inimiga das construções. Infiltrações e vazamentos quando não corrigidos ampliam as chances de desabamentos, por exemplo. Mas, segundo ele, é possível fazer construções seguras sobre terrenos úmidos, desde que haja um bom projeto focado nas características da região. ;Sabendo que tem um lençol freático ali, o engenheiro saberá que tipo de solução dará para a fundação e para a estrutura a fim de que a ação da água não cause danos ao prédio;, pondera.

Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Dickran Berberian ressalta que devem ser avaliadas as condições do solo. ;O solo vermelho que temos no cerrado é resistente quando está seco. Mas, quando molha, ele pesa e se desfaz. É como aqueles biscoitos mineiros que são duros, mas, quando você coloca na boca, ele derrete;, compara.

* Estagiária sob supervisão de Renato Alves