Cidades

Mesmo com risco de movimentação de terra, EPGU deve ser liberada hoje

Poucos dias após o desabamento do viaduto da Galeria dos Estados, DER-DF interdita uma das faixas da EPGU, que tem risco de desmoronamento

Renata Nagashima*
postado em 15/02/2018 06:00

Trecho da EPGU em que técnicos detectaram

Suspeitas de desmoronamento levaram à interdição de uma das três faixas da Estrada Parque Guará (EPGU), na altura do Parque Ezechias Heringer, perto do Park Shopping, no sentido Plano Piloto. Trecho liga o Guará 2 à L4 Sul, passando pelo Jardim Zoológico de Brasília. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) detectaram o problema na terça-feira, e o órgão fechou o trecho de 200 metros ontem de manhã.

O incidente aconteceu uma semana após parte de um viaduto no Eixão Sul desabar sobre a Galeria dos Estados. Os desvios do trecho interditado desde a queda vão ser liberados hoje ao trânsito de veículos. Eles vão permitir a ligação da via expressa ao Buraco do Tatu e à Rodoviária do Plano Piloto. Mas é incerto o destino da parte danificada (leia matéria ao lado).

;Deslocamento;

Os servidores do DER-DF constataram a necessidade de interditar uma faixa da EPGU por haver ;risco de movimentação de terra;, segundo nota enviada pelo DER-DF. O departamento destacou, ainda, que em parceria com a Defesa Civil, foram feitos sobrevoos e verificado deslocamento de terra na lateral da pista. ;Para diminuir a sobrecarga na via e os riscos de agravar a situação, a pista da direita ficará interditada até que seja dada uma solução ao problema;, informou o texto oficial.

[SAIBAMAIS]O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Júlio Menegotto, afirmou que uma erosão de longos anos avançou para a parte da via e o reparo será feito hoje. Segundo ele, um produto vai ser aplicado na fissura do asfalto, que será selado para evitar que entre água da chuva. A previsão é de que a pista seja liberada até o fim do dia.

O trecho fica numa área de preservação ambiental. Por isso, precisa de autorização para que as máquinas trabalhem para recuperá-lo. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que, por ser emergencial, o serviço foi autorizado.

Tempo perdido

Morador do Guará, Emanuel Teixeira, 52 anos, passa pela EPGU todos os dias para chegar ao trabalho, no Setor de Clubes Sul. ;Qualquer pessoa poderia prever isso. Dava para notar que a cerca que divide a pista e a reserva estava afundando;, comentou o jardineiro. Ele teme ser prejudicado. ;Esse é um trecho muito movimentado. Em horários de pico, com todas as faixas liberadas, já fiquei muito tempo parado.;

De acordo com o Detran-DF, uma alternativa nos horários de pico é mudar a rota e passar pela EPTG ou entrar na QE 44 do Guará 2, para acessar a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), na altura da Candangolândia.


Fechamento de trecho e reforma na Ponte JK

A Ponte JK foi interditada na tarde de ontem, no sentido Plano Piloto, após três borrachas de uma junta de dilatação se soltarem (foto) na noite de terça-feira. Durante todo o dia, os motoristas puderam transitar só por uma das faixas. A liberação das outras duas aconteceu após a troca das peças, no fim da tarde.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) não informou a causa do incidente, mas descartou qualquer risco para a estrutura. Inaugurada em 2002, a Ponte JK deve passar por reformas até o fim do ano. Presidente da Novacap, Júlio Menegotto disse que o órgão elaborou um projeto de obras para a ponte. ;Entre 15 e 30 dias, vamos lançar um edital de licitação.Após isso, esperamos contratar a empresa em até três meses. É a única coisa que falta para iniciarmos as reformas;, disse.
Com o desabamento do viaduto do Eixão Sul, em 6 de fevereiro, a Novacap aumentou as ações de fiscalização nas pontes sobre o Lago Paranoá. ;Após análises do DER-DF, constatamos que a Ponte do Bragueto está boa, mas precisa de reformas na laje. A Honestino Guimarães tem poucos pontos de infiltração, mas é necessário trocar alguns cabos protendidos. Vamos monitorar diariamente, e qualquer risco que aparecer, vamos tomar as providências;, afirmou Menegotto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação