Cidades

Superação: jovem com nanismo e apenas 20% da visão se forma em Direito

Antes mesmo de se formar, Maria Eduarda Mendonça já havia sido aprovada no exame da OAB. Agora vai continuar se preparando para chegar ao Ministério Público

Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 17/02/2018 08:00
Maria Eduarda Mendonça e a família
Aula, estágio, fisioterapia e monografia: essa foi parte da rotina de Maria Eduarda Mendonça, 25 anos, até o fim do ano passado, quando terminou a graduação em direito no UniCEUB. Ontem, foi o último dia do trabalho na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), onde ela ficou por mais de dois anos. No próximo dia 26, Duda, como é conhecida, cola grau e começa a pós-graduação no Ministério Público. Antes disso, quando cursava o penúltimo semestre da faculdade, o nono, ela passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O esforço para conquistar tudo isso foi grande, mas ela se acostumou a manter um sorriso no rosto. Com 87 centímetros e cerca de 20% da visão, a jovem nunca desistiu dos sonhos. Até os 8 anos, não sabia ler nem escrever. Mas, quando conheceu a professora Idalene Aparecida, aprendeu que as próprias limitações eram apenas obstáculos no caminho do que poderia alcançar. Logo foi alfabetizada e, desde então, o amor pela leitura é presença constante na vida de Duda.

O nome da deficiência é displasia óssea esponjometafisária com distrofia de cones e bastões, resultado da combinação genética de genes recessivos dos pais. O diagnóstico só foi possível há três anos, após um médico de Brasília enviar o mapeamento genético de Duda para os Estados Unidos. Há o registro de aproximadamente 10 casos iguais ao dela no mundo. Com fortes dores no corpo, especialmente nas costas, ela conta com uma cadeira de rodas para se locomover fora de casa.

A bacharel em direito quer receber tratamento com células-tronco, que pode melhorar consideravelmente a visão. De acordo com o médico que enviou seu mapeamento genético para os Estados Unidos, Duda é uma boa candidata para o procedimento, que talvez possa se tornar realidade em 2022.

Maria Eduarda Mendonça e a mãe lendo

Educação e ativismo

Durante a vida escolar, a jovem enfrentou diversos episódios de bullying, muitas vezes por falta de instrução dos mestres. ;Crianças com deficiência não vêm com bula, principalmente quando é um caso de que nunca ouviram falar. Apesar de terem muita boa vontade, os pais, muitas vezes, não sabem o que fazer, e nisso os meus professores me ajudaram muito. Eu saí da escola preparada para o mundo;, conta. Antes de ter a autoestima fortalecida, ela chegou a reagir com agressividade a algumas ofensas de colegas. Ainda assim, nunca teve problema em fazer amizades.

Desde criança, ela ministra palestras relacionadas à inclusão de pessoas deficientes e superação. Em uma delas, conheceu Cristina e Marco Antonio Del;Isola, pais de Maria Cláudia, assassinada em 2004, no Lago Sul. O casal conseguiu para a garota uma bolsa de estudos em um colégio particular do Plano Piloto, onde ela cursou o ensino médio.

Apaixonada por animais, cogitou fazer veterinária ou biologia, mas a deficiência dificultaria a atuação nessas áreas. Como sempre teve interesse pelos direitos do ser humano, não foi difícil optar pela graduação que escolheu. A monografia foi justamente sobre um dos ramos que mais ama: educação inclusiva e a equalização de oportunidades no ensino. ;As escolas, muitas vezes, não se preparam para receber as pessoas com deficiência. Todos têm direito à educação, sem precisar ter algum tipo de barreira;, afirma.

Família

Do interior de Minas Gerais, os pais ; Modesto, 63, e Maria Elza, 60 ; vieram há mais de 30 anos para a capital federal. Com outra filha portadora de deficiência, Fernanda, 37, o casal, que ontem completou 38 anos de casados, sempre batalhou por condições melhores para as meninas. A mais velha está na fila para receber transplante de rim, e a mãe, Maria Elza, pretende ser doadora, caso seja possível.

Com uma mesa farta de quitutes, como pão de queijo e bolo de laranja, além de café, a família recebeu com carinho a equipe do Correio. Os familiares contaram sobre a trajetória de superação de Duda. De acordo com a mãe, ;ela está sempre preocupada com todos e quer carregar o mundo nas próprias costas;.

Dedicada, Maria Elza sempre leu os livros e textos para a filha caçula. O costume só diminuiu em dezembro, quando Duda ganhou um tablet cujo sistema operacional lê para ela. A mãe a acompanhou durante todo o curso de direito e vai continuar ao seu lado durante a pós-graduação. O pai, atualmente sem emprego fixo, sempre trabalhou para suprir as necessidades da família, como a compra de diversos remédios.

A irmã, com quem a bacharel de direito tem um forte elo, é uma das pessoas que mais a ajuda no dia a dia. Devido ao nanismo, Duda não consegue tomar banho ou vestir a roupa sozinha. Nessas tarefas, recebe o auxílio de Fernanda.

Daqui para frente, sem dispensar o auxílio da família, a meta é chegar ao cargo de procuradora da República. ;Vou até aprender krav maga, para saber me defender quando chegar na função;, completa em meio a risadas. Enquanto isso não acontece, vai continuar estudando muito.

Lazer

Quando não está estudando, a jovem gosta de brincar com as cadelas Luna e Maia, assistir a séries e ir ao cinema. A grande paixão é a série Game of thrones, a ponto de ter enviado um vídeo de agradecimento para o autor George R. R. Martin e ao ator Peter Dinklage, intérprete de Tyrion Lannister. O personagem, que também tem uma estatura abaixo da média, causou forte identificação em Duda. ;Eu sempre via personagens com nanismo como jarro de mesa, com apenas uma ponta e uma piada. Ele é um herói justo, bonito e muito inteligente, além de muito sarcástico, o que também sou;, enfatiza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação