Cidades

Loba-guará volta à natureza após um mês em readaptação

O animal chegou ao Zoológico de Brasília com fratura na pélvis e uma hemorragia. A suspeita é de que ele tenha sido atropelado

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 17/02/2018 17:52
Enquanto era tratado, animal ficou em recinto isolado do contato humano para que tivesse os hábitos preservados
Uma paciente muito especial recebeu alta da equipe médica e voltou para casa, após um mês em tratamento. Se trata de uma lobo-guará, solta, nesta sexta-feira (16/2), pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A fêmea chegou ao Zoo com suspeita de atropelamento, com fratura na pélvis e uma hemorragia.

Antes de voltar ao habitat, a loba passou pelos cuidados de profissionais, recebendo, inclusive, medicação para controle de doenças causadas por carrapato. Ela foi mantida em um recinto extra, isolada do contato humano, para que tivesse os hábitos preservados.

Para a escolha do local de soltura, foi avaliado se o espaço comportaria mais um indivíduo da espécie, além de ter disponível comida e água suficientes. A nova moradia também fica longe das pistas urbanas já que, de acordo com o Ibama, os atropelamentos são a principal causa de ferimentos e mortes dos lobos-guarás resgatados.

Em tratamento


Outros 200 animais também fazem parte do projeto de reintegração do Zoológico. Ao serem resgatados, os bichos são levados para tratamento. O objetivo do projeto é curá-los para que sejam devolvidos à natureza. Os que não ficam aptos a retornarem são enviados a mantenedores particulares ou ficam no próprio Zoo.
[FOTO1105777]
Para receber esses animais em áreas particulares é necessário ter a autorização ambiental. Os gastos com alimentação e outras necessidades dos bichos é responsabilidade do dono da propriedade, que deve ter um técnico responsável por cuidar dos animais e pela manutenção do local.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação