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BR-020 onde ocorreu acidente é a estrada federal mais perigosa que corta DF

As BRs-040 e 060 vêm em seguida, segundo a Polícia Rodoviária Federal

Isa Stacciarini
postado em 18/02/2018 08:00
Pedestre à beira da BR-020, a mais perigosa: 66 mortes em 2017 e 24 no começo de 2018
O acidente que deixou nove mortos e 30 feridos, quinta-feira, acendeu o alerta para os riscos em estradas. A BR-020, onde aconteceu a tragédia, e a BR-040 são as rodovias mais perigosas que cortam o Distrito Federal e o Entorno. Elas levam, respectivamente, ao Nordeste e à região Sudeste do país. Em terceiro lugar está a BR-060, que liga Brasília a Goiânia.

A batida frontal entre um ônibus e uma carreta ocorreu no município de Formosa (GO), em um trecho de pista única e ultrapassagem proibida. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou outras 16 colisões na BR-020, de 1; de janeiro a 15 de fevereiro. Elas deixaram 15 mortos e 12 feridos. Contando com o caso de quinta-feira, que ainda não consta na estatística, são 24 mortos e 42 feridos. Na BR-040 houve 14 acidentes e quatro mortes. A BR-060 teve 5 ocorrências com três óbitos.

Em 2017, as três rodovias aparecem novamente nas primeiras posições no ranking das catástrofes no trânsito, mas com uma diferença: a BR-040 liderou o número de acidentes graves (166). A BR-020, por sua vez, registrou mais mortes (66).

O chefe do Núcleo de Acidentes da Superintendência da PRF em Brasília, Rafael Guedes, aponta três fatores para os casos fatais: excesso de velocidade, ultrapassagem indevida e embriaguez ao volante. ;Na BR-020, há um trecho muito longo de pista simples que leva ao Nordeste e, por isso, ocorrem muitos acidentes em razão da ultrapassagem indevida, sono e ingestão de álcool. Já nas BRs-040 e 060, como há um grande perímetro urbano, há diversas ocorrências em razão da ingestão de álcool e do excesso de velocidade;, comenta.

Duplicação


O pedreiro Jackson Rosa Sudré, 36 anos, capotou o carro no Km 18 da BR-020, em novembro de 2015. Era Dia de Finados e ele voltava com os dois filhos e a ex-mulher para casa quando um carro fechou o veículo em que a família estava. Para não bater no outro automóvel e em um caminhão, Jackson jogou o Corsa para o lado e perdeu o controle da direção. ;Meu caçula tinha 2 meses e o outro, 9 anos. Por um milagre, não aconteceu uma tragédia. Aqui é uma rodovia que tem alto índice de acidentes. Principalmente nas descidas, os motoristas aceleram. Em feriado e fim de semana, piora;, conta ele, que dirige na BR diariamente.

Morador de Planaltina de Goiás, Ednaldo Rocha de Souza, 35, também transita todos os dias na BR-020 para ir e voltar ao trabalho. Apesar de considerar o trecho bem sinalizado, o cozinheiro diz que os motoristas são imprudentes. ;Ninguém respeita a sinalização. Os acidentes acontecem por causa da imprudência. Muitos dirigem em alta velocidade. Se duplicassem as pistas até Goiás, os acidentes poderiam ser reduzidos;, opina.

Na BR-040, os pedidos são de alargamento de pistas e construção de passarelas. O gestor de recursos humanos Fabiano Lisboa Malheiros, 38, acredita que essas duas medidas poderiam reduzir os índices de acidentes na região. ;Os acidentes ocorreram por uma série de fatores, mas existe a imprudência do motorista e do pedestre, que desrespeita a travessia. Se tivessem mais pistas e fossem construídas mais passarelas, isso poderia ser diferente;, ressalta.

Mais risco


Segundo o professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Marques, quanto maior o movimento, mais risco de acidentes. Ele diz ser mais comum batidas em pistas duplicadas e em trechos lineares do que em estradas de pista simples e com curvas. ;Apesar de serem mais seguras, nas rodovias de pistas duplas as pessoas se expõe mais ao risco e o comportamento do motorista acaba sendo mais relapso;, avalia.

No entanto, ele pondera que, em estradas de mão única, o tipo de colisão mais comum é a frontal. Na opinião do especialista, só melhorar a infraestrutura das rodovias não é suficiente. ;É necessário também atuar no comportamento dos condutores, com fiscalização e investimento em educação. Não é só a falta de infraestrutura que contribui para os acidentes. O fator comportamental das pessoas é muito forte para evitar as colisões.;


As mais perigosas


Veja a quantidade de acidentes graves (com feridos e mortos) e o número de vítimas nas estradas do DF e Goiás

2018 (até 15/2)
Rodovia Acidentes Feridos Mortos
BR-020 16 12 15*
BR-040 14 11 4
BR-060 5 4 3
BR-080 3 3 -
BR-070 4 1 3
BR-050 2 1 1
Total: 44 Total: 32 Total: 26

2017
Rodovia Acidentes Feridos Mortos
BR-020 119 86 66
BR-040 166 138 47
BR-060 54 41 13
BR-080 40 31 15
BR-070 65 48 21
BR-050 17 17 5
Total: 478 Total: 361 Total: 167

Fonte: Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Brasília
* Não inclui o acidente de quinta-feira

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