postado em 18/02/2018 10:15
Na madrugada deste domingo (18/2), 20 motoristas foram pegos pela fiscalização do Detran dirigindo alcoolizados. Um deles acabou preso porque o índice de álcool foi superior a 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, o que configura crime de trânsito.
Ao todo, os agentes pararam 77 veículos somente na via Leste de Samambaia, próximo à estação Furnas do Metrô. Além dos 20 flagrantes de alcoolemia, seis pessoas não tinham nem sequer a carteira de motorista para digirir. Outras quatro estavam com o documento vencido. Pelo menos 10 veículos foram levados para o depósito, porque as irregularidades não eram possíveis de serem sanadas no momento da abordagem.
A Operação Hércules, como foi batizada a blitz da Lei Seca, durou três horas e contou com oito carros oficiais, dois ginchos e o apoio da Polícia Militar. Além das irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foram encontradas drogas e pelo menos duas facas.
Para saber mais
A multa para quem é pego dirigindo sob efeito de álcool é de R$ 2,9 mil. Se o índice de alcoolemia for de até 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o condutor reponde a processo administrativo e pode perder o direito de dirigir por um ano. Caso o índice seja superior a esse, além da multa e da suspensão da carteira, o motorisa é preso e responde a processo criminal.