Cidades

Chuva volta a cair no Distrito Federal a partir desta segunda-feira

Fevereiro vai terminar nublado e chuvoso, avisa Inmet. Instituto prevê volume de chuvas acima das expectativas para o mês

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 19/02/2018 07:58

Dia começou parcialmente nublado com alguns pontos de chuva no DF

A chuva está de volta para não ir embora tão cedo. O Distrito Federal amanheceu nesta segunda-feira (19/2) debaixo de céu nublado e, em algumas áreas, sob temporal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê ainda mais água ao longo dos próximos 10 dias, ao menos.

Por isso, o volume de chuvas neste fevereiro deve ultrapassar a média ainda nos próximos dias. Houve chuva forte no domingo (18/2), mas o Inmet não contabilizou o acúmulo até a última atualização deste texto. Até ontem, o acumulado estava em 190 milímetros, equivalente a 87% de todo o volume esperado para o mês.

A temperatura também cai um pouco em relação ao calorão dos últimos dias. A máxima não deve passar dos 27;C. Ao amanhecer, os termômetros marcam 18;C. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.

Sistema de alertas pelo celular começa a funcionar hoje

A Defesa Civil começa a enviar, nesta segunda-feira, alertas por SMS sobre possíveis desastres causados por temporais ou pela seca. Para receber os alertas, o usuário poderá se cadastrar enviando o CEP ao número 40199.

Reservatórios mantêm níveis satisfatórios

A volta das chuvas deve dar maior fôlego às duas principais barragens do DF. Elas devem encher até maio, quando a seca começa para terminar somente em outubro.

Na medição de domingo, o Descoberto estava com 53,6% da capacidade, índice acima do previsto até mesmo para maio. No Santa Maria, que cresce em ritmo mais lento, o valor chegou a 39,7%, pouco mais de três pontos percentuais a mais do que a referência para fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação