Cidades

Comissão técnica adia envio de proposta para viaduto que caiu no Eixão Sul

O prazo foi estendido por mais 20 dias com o objetivo de garantir a apresentação de soluções que considerem questões sociais, econômicas e ambientais

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 19/02/2018 22:27
O comitê decidiu prorrogar o prazo por mais 20 dias com a justificativa de entregar melhores soluções
Em reunião fechada no Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (19/2), a comissão técnica que avalia as solução para o viaduto da Galeria dos Estados, que desabou em 6 de fevereiro no Eixão Sul, decidiu adiar o envio da proposta. O prazo, que vencia hoje, foi prorrogado por mais 20 dias, com a justificativa de garantir o tempo necessário para trazer medidas que considerem questões sociais, econômicas e ambientais.
Como a área de risco já está isolada e uma solução viária permite o trânsito na região sem prejuízo aos acessos, o coordenador do Comitê, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, considerou que o adiamento era viável.
A partir dos materiais coletados para análise, o engenheiro calculista da obra original, Bruno Contarini, deve trazer três alternativas para o viaduto no prazo de 10 dias. Dessas propostas, duas serão pela reforma da estrutura atual e outra para o caso de demolição e construção total. A partir daí, a comissão vai avaliar a melhor solução, considerando preço e impactos para a população e para o meio ambiente.
[FOTO1100641]

Análise

No domingo (18/2), técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) terminaram de retirar concreto, aço e cabos do viaduto que desabou. O material está sendo analisado por professores da Universidade de Brasília (UnB), que devem verificar a resistência dos materiais, estudando o índice de corrosão e se eles ainda suportam uma reforma ou se é necessário a demolição totalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação