Jornal Correio Braziliense

Cidades

Audiência pública na Câmara Legislativa debate a queda de viaduto

Discussão aconteceu nesta manhã na Câmara Legislativa. Distritais da base aliada não participaram do evento

Diante da pressão de sindicatos de servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) convocou secretários para defender sua gestão na audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (22/02) na Câmara Legislativa. O evento foi criado para discutir as causas do desmoronamento do viaduto da Galeria dos Estados.

Após o discurso de dirigentes da categoria, que responsabilizaram o governador pela queda da estrutura, o diretor do DER, Márcio Buzar, defendeu que o caso não se tornasse "palanque político". "Isso não pode virar um espetáculo político e midiático", disparou. Buzar afirmou que levará ao governador as reivindicações dos servidores em relação ao plano de carreira da categoria.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Antonio Coimbra, disse que Rollemberg foi mal interpretado ao declarar que Brasília estava envelhecendo, para justificar o desmoronamento. "Quando o governador colocou essa questão, ele na realidade não quis se eximir. Ele quis mostrar que a infraestrutura brasileira, ela realmente passou por um período de saturação", defendeu.

Coimbra argumentou que o governo priorizou obras - entre elas a reforma da Rodoviária do Plano Piloto, que teve investimento de R$ 67,7 milhões. "Nós tivemos sucessivos governos que priorizaram outras obras, inclusive faraônicas, em detrimento dessas manutenções."

Apesar de ter enviado dirigentes dos principais órgãos envolvidos para o debate, nenhum parlamentar da base aliada esteve no local.