Cidades

Mudanças nas Notas Fiscais para Microempreendedores Individuais

O sistema passa a ser todo eletrônico, o objetivo é ter maior segurança e mais agilidade

Isabela Nóbrega*
postado em 27/02/2018 18:01
As emissões de notas fiscais eletrônicas(NF-e) passam a valer a partir de 1; de março. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem adquirir o certificado digital e solicitar para a Secretaria de Fazenda (SEF) a autorização para emitir as notas. Além disso, o comerciante deve ter a empresa cadastrada no site da Junta Comercial do Distrito Federal. A validade do certificado varia de acordo com a opção escolhida, de um ou três anos.
O gerente de produtos da empresa Soluti, Lucas Vieira, 29, acredita na importância da transição para os meios digitais. Para o especialista em gestão empresarial, todos ganham com esta mudança, pois o sistema fica mais eficiente e seguro para o usuário e consumidor. ;A quantidade de MEIs tem aumentado e precisa de um sistema para atender com mais agilidade a essas pessoas. Se elas forem pessoalmente resolver essas questões enfrentam filas demoradas. Com o certificado digital fica mais ágil e rápido;, ressaltou.

O personal trainer Anderson Carvalho, 24, observou que a emissão de notas fiscais eletrônicas traz uma facilidade de as pessoas não terem mais que ir ao cartório registrar os documentos. ;Essa mudança se torna mais segura, mas exige um controle diferente do que estou acostumado;, contou. No entanto, ele ressaltou que existem muitas questões ainda a serem analisadas no sistema empreendedor voltado para sua área de atuação.

Segundo dados da Secretaria de Fazenda, há 170 mil MEIs no Distrito Federal. Destes, aproximadamente 8 mil emitem Notas Fiscais pelo Sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa que deixará de valer a partir de março deste ano. O prazo pode ser prorrogado, mas, por enquanto, não há mais informações a respeito.


PASSO A PASSO PARA CERTIFICAÇÃO DIGITAL
1)Levar documentos a uma Autoridade Certificadora, de registro e prestadores de serviços habilitados
2)Solicitar a certificação digital
3)Baixar o programa que dá acesso ao Certificado

PASSO A PASSO PARA EMITIR NOTAS ELETRÔNICAS
1)Adquirir um certificado digital
2)Solicitar para a Secretaria de Fazenda autorização para emissão de NF-e
3)Emitir as NF-e

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação