Cidades

Galeria dos Estados: análise da UnB deve ficar pronta na próxima quarta

Universidade de Brasília coletou material do viaduto que desabou na galeria dos estados; resultado da análise vai definir se a estrutura será reparada, ou demolida

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 01/03/2018 16:15
O viaduto desabou em 6 de fevereiro e abriu uma cratera no Eixão Sul

O Governo do Distrito Federal (GDF) deve divulgar o resultado da análise do material coletado do viaduto da Galeria dos Estados na quarta-feira (7/3). A partir da avaliação, realizada pela Universidade de Brasília (UnB), será possível determinar se a estrutura será reparada ou demolida. A estrutura desabou em 6 de fevereiro e abriu uma cratera no Eixão Sul. O relatório será apresentado durante coletiva à imprensa, na reitoria da universidade.
[SAIBAMAIS]O prazo para divulgação do material foi adiado, pois, inicialmente, seria divulgada na segunda-feira (26/2), de acordo com o Diretor de Estradas de Rodagem (DER), Márcio Buzar. Desde o acidente, equipes do órgão e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) trabalham no lugar.
Até o momento, os órgãos escoraram a estrutura pendente, desobstruíram a passagem de pedestres subterrâneas, instalaram desvios de acesso ao Eixão Sul e removeram a parte do viaduto que despencou. Ainda não há estimativa de quanto foi gasto para realizar as obras. A justificativa, de acordo com o DER, é de que os pagamentos estão sendo realizados por administração direta, e, por isso, ainda não foi possível compilar os valores.

Prejuízos

Com o desabamento, dois restaurantes e quatro carros ficaram destruídos. O executivo local se reuniu com os proprietários dos bens e afirmou que eles serão ressarcidos. Na terça-feira (27/2), os donos dos estabelecimentos Floresta e Nosso Lar, foram até o Palácio do Buriti conversar com o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e a com a procuradora-geral do DF, Paola Aires. Na reunião, ambos disseram que os danos e os lucros cessantes serão pagos aos empreendedores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação