Cidades

Ícone da Chapada dos Veadeiros, comerciante Seu Claro morre aos 90 anos

Conhecido e amado por moradores e turistas, Claro Alves Machado morreu na madrugada desta quinta-feira, após sofrer um acidente

Fernando Jordão
postado em 01/03/2018 20:18
[FOTO1114777]

Duas frases ditas no fim do ano passado, em entrevista ao jornal produzido por alunos da Escola Municipal do povoado de São Jorge, revelam o modo como Claro Alves Machado levava a vida: "Aqui nada me deixa triste, só me dá felicidade". "Nunca tive inimigo. Nunca briguei com ninguém". Por meio das afirmações também fica fácil saber por que o comerciante tornou-se uma das figuras mais conhecidas e queridas da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e dá para ter uma dimensão da falta que ele fará.

Seu Claro morreu na madrugada desta quinta-feira (1;/3), aos 90 anos, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), após sofrer um acidente com o carro na gararem de casa, na última semana, em São Jorge. A notícia foi recebida com surpresa e enorme pesar por todos que conheciam o comerciante. "Era uma pessoa muito querida por moradores e turistas. Um ícone da Chapada, que deixará um legado de conhecimento, história e perseverança", define João Lino, gerente de Projetos e Produtos Turísticos da Agência Estadual de Turismo, a Goiás Turismo.

Nascido em 16 de janeiro de 1928, em uma região que hoje pertence ao município de Mambaí (GO), Seu Claro rodou por algumas cidades mineiras e goianas antes de fixar residência em São Jorge, em 1952, atraído pela oportunidade de trabalhar em um garimpo de cristais. "Seu Claro contribuiu com tudo. Ajudou a fazer a escola e a igreja do povoado, nas décadas de 60 e 70. Ele também foi um ;Banco Central; quando o garimpo acabou. Como ninguém tinha dinheiro, ele aceitava trocar lasca de cristal por comida e outros mantimentos", lembra Paulo José, gestor de Patrimônio Cultural e amigo de claro desde 1987.

Com o fim do garimpo, em meados da década de 80, Seu Claro abriu a mercearia pela qual ficaria conhecido o resto da vida. Sempre rodeada de clientes, a loja era famosa pelo Gergeliko, um biscoito feito com gergelim e água, que conseguia ser nutritivo e barato. "Ele era muito brincalhão e estava sempre de bom humor. Ficava deitado em uma rede dentro do armazém. Era bacana chegar lá e ter que tirar o Seu Claro da rede. Mas ele sempre levantava com a maior boa vontade. Queria vender e bater papo", afirma o guia turístico Rafael Teixeira.

Todos que conviveram com Seu Claro falaram do seu jeito divertido, da boa convivência e, acima de tudo, do conhecimento histórico que o comerciante possuía sobre a Chapada. A certeza é de que Seu Claro se foi e levou com ele um pedaço de São Jorge.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação