Cidades

Tentativa de fuga termina em agressão na Unidade de Internação do Recanto

Agentes socioeducativos serão investigados pela Corregedoria da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo

Luiz Calcagno
postado em 07/03/2018 21:27

[VIDEO1]

Após a circulação de um vídeo que mostra uma confusão entre três internos da Unidade de Internação do Recanto das Emas e oito agentes socioeducativos, a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo informou que a Corregedoria investigará a conduta dos profissionais. O caso aconteceu na manhã do último sábado (3/3), após a tentativa de fuga do trio.

O circuito de segurança da unidade registrou tudo. Na primeira filmagem, por volta das 8h, dois jovens imobilizam e lutam contra um agente da unidade e roubam uma chave. Enquanto isso, outros dois, um deles armado com uma faca improvisada a partir de uma barra de ferro, correm.

No vídeo seguinte, três dos jovens estão sentados no chão, sem camisa, ouvindo um servidor quando outro funcionário se aproxima e cutuca um dos adolescentes com o pé. Nesse momento, os internos se levantam e tem início a confusão. Os agentes cercam os adolescentes e um dos internos avança.

A confusão só chega ao fim após o uso de spray de pimenta de extrato vegetal, menos agressivo às mucosas. Dois adolescentes acabam imobilizados com mata-leões e o terceiro leva uma rasteira.

Agentes haviam aprovado paralisação

A confusão aconteceu justamente em um fim de semana em que os agentes do sistema socioeducativo paralisavam parte dos serviços após uma decisão em assembleia. Eles exigem a contratação de mais funcionários e alegam que o sistema está superlotado e com deficit de funcionários.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Criança emitiu uma nota confirmando a tentativa de fuga e informou que a Justiça brasiliense concedeu liminar ao GDF suspendendo a paralisação dos agentes. Além disso, garantiu que ;vai apurar, via Corregedoria, a ação dos agentes no vídeo e informar ao Ministério Público e Vara da Infância;.

Eles também negaram que o sistema esteja superlotado. ;A Unidade do Recanto tem capacidade para 229 jovens e, hoje, abriga 217. O Sistema tem capacidade para 873 jovens e, hoje, conta com 797.;

A Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Vara da Infândia e Juventude do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT, também se manifestou. Disse que ;já tomou conhecimento dos fatos e adotará as providências cabíveis ao caso;. O assunto também será debatido em uma reunião da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do DF na noite desta quarta (7/3).

O presidente do Sindicato do Sistema Socioeducativo do DF, Walter Marques, por sua vez, defendeu os agentes. Disse que agiram com uso progressivo da força. ;Tanto que estavam armados com tonfas e não as utilizaram;, argumentou. ;O vídeo está descontextualizado. Os agentes estão fazendo um procedimento de revista por conta da tentativa de fuga. Nesse procedimento, encontramos dois estoques. Os três jovens se negaram a passar pela revista;, disse.

Ainda de acordo com Walter, a provocação do agente com o pé teria sido, na verdade, um pedido para que o rapaz se levantasse. ;Ele (os agentes) tinha duas opções, pedir ou levantá-los na marra. Ninguém que está em uma operação de contenção deve abaixar a cabeça, pois isso é arriscado. Depois, o jovem se levantou, mas sem as mãos para trás, que é o procedimento e, em seguida, tentou furar o bloqueio dos agentes;, narrou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação