Cidades

Confira a programação para o Dia Internacional da Mulher no DF

Para comemorar a data, as categorias se organizaram com atividades que permitem debate, reflexão e conscientização sobre os direitos das mulheres

Ester Cezar* , Isabela Nóbrega*
postado em 08/03/2018 07:00
O ato unificado de mulheres do DF e Entorno agrega mais de 50 organizações, movimentos, partidos e sindicatos
O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8/3), marca a data em que as mulheres unem forças e organizam ações para mostrar voz. Em Brasília, não é diferente. Aqui, o 8 de março é celebrado ao longo do mês e algumas entidades oferecem programações com encontros, palestras, debates e oficinas.
Danielle Veloso, 30 anos, faz parte da organização do evento "8 de Março. Unificadas. Ato de Mulheres do DF e Entorno", que ocorre hoje no Museu Nacional da República. ;O evento é fundamental para que nós, mulheres, possamos lembrar que não é um dia para flores ou parabéns. É um dia em que saímos às ruas para lembrar nosso histórico de luta, para honrar as que deram a vida pela equidade de gênero e emancipação da mulher;, afirma a estudante e educadora popular.
Leticia Alves da Silva Espindola, 23, conta que, este ano, vai participar pela segunda vez do evento. Para ela, o 8 de março é importante pelos atos que são realizados em todo o Brasil em defesa das mulheres. ;Não precisamos passar por certas situações desconfortáveis. Nós, mulheres, merecemos respeito. Sou contra todo o tipo de violência", ressalta a estudante de direito.


Confira a programação para o mês da mulher no DF


Mobilidade feminina

O metrô de Brasília receberá eventos em comemoração ao Dia da Mulher. Entre os participantes estão o laboratório Sabin, o grupo Batalá e o Coletivo Arquitetas Invisíveis.
Data: 8/3/2018
Horários:
7h às 8h30 - Ação comercial do laboratório Sabin com entrega de brindes e apresentação cultural do grupo feminino de percussão Batalá.
9h às 10h - Roda de conversa promovida pelo Coletivo Arquitetas Invisíveis da Universidade de Brasília (UNB). O tema é "Direito à Cidade e Mobilidade da Mulher"
11h30 às 12h30- Poket Show do Coletivo Quantas!
Local: Estação Galeria
Hip Hop Mulher - A ocupação
De quinta a sábado (8 a 10 de março), na Praça Central do Conic, ocorre o evento Hip Hop Mulher- A ocupação. São 34 atrações, dentre elas o grupo Atitude Feminina, Cléo Street e Belladona. O acesso é aberto e gratuito.
Data: 8 e 9 de março
Horário: 19h
No sábado (10), o evento será a partir das 17h.
Palestra de violência de gênero

O Centro Universitário IESB irá promover uma roda de conversa com o tema "Violência de Gênero e Lei Maria da Penha- experiências na Defensoria Pública e em Assessoria Jurídica Popular".
Data: 16/3/2018
Horário: 10h50
Local: Hall de entrada do prédio da Faculdade de Direito, Campus Asa Norte.
Mesa redonda sobre empoderamento feminino
Ocorrerá no Centro Universitário IESB uma mesa redonda sobre "O Direito como ferramenta de empoderamento das mulheres nas comunidades: A experiência do projeto de Promotoras legais Populares do Distrito Federal".
Data: 26/3/2018
Horário: 19h30
Local: Auditório do Campus Oeste, IESB de Ceilândia.
Igualdade de gênero no meio jurídico
A Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS-DF), promove o "II Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Trajetórias e Desafios", para debater a igualdade de gênero no meio jurídico.
Data: 8/3/2018
Horário: 9h
Local: Auditório do Conselho da Justiça Federal
Lounges Beleza & Bem-Estar ParkShopping
Empresas oferecem serviços e degustações de produtos ligados à beleza, estética e saúde. Evento gratuito, com atendimento por ordem de chegada
Data: de 7 a 9 de março
Horário: das 11h às 21h
Local: 1; Piso, Entrada E, ParkShopping
Talk show sobre beleza, saúde e mecânica
O Taguatinga Shopping irá promover uma ação no dia internacional da mulher, com o maquiador Sadi Consati, de O Boticário. O evento contará com um bate-papo com a Dra. Flávia Fernandes do Hospital Anchieta sobre autocuidado e uma palestra com a empresária Agda Oliver, responsável pela oficina Meu Mecânico, especializada em atender mulheres.
Data: 8/3/2018
Horário: 16h
Local: Praça de Vidro, 3; piso, Taguatinga Shopping.
Saúde da mulher
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o IMEB (Imagens Médicas de Brasília) promoverá uma série de serviços gratuitos voltados para a saúde. A ocasião marcará o lançamento do Movimento Viva Melhor IMEB.
Data: 10/3/2018
Horário: 8h
Local: Estacionamento 13 do Parque da Cidade
Assédio moral e sexual no trabalho
Para tratar da questão do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, o Ministério Público do Trabalho irá promover uma palestra sobre o assunto.
Data: 28/3/2018
Horário: 9h
Local: Auditório da Casa da Mulher Brasileira
Dia internacional da mulher
A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoverá, com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento é aberto.
Data: 8/3/2018
Horário: 10h
Local: Plenário da Câmara Legislativa
Ato de mulheres
Para marcar a data, grupo de mulheres organizou uma marcha envolvendo shows, aulas públicas e tendas de debates.
Data: 8/3/2018
Horário: 13h
Local: Museu Nacional da República
Equidade de gênero
A Secretaria de Cultura do Distrito Federal, realizará a 3; edição do Seminário Equidade de Gênero nas Profissões da Cultura - SEMINA. A programação inclui encontros, saraus, feira, apresentações artísticas etc. Um dos eventos é o "Palavra Preta", mostra de escritoras negras.
Data: 18 de março
Horário: 17h
Local: Foyer da Sala Villa-Lobos
Entrega de rosas
Com o objetivo de prestigiar as mulheres pelo seu dia e comemorar a data, moradores das quadras 313/312 Sul, realizarão uma entrega de rosas.
Data: 8/3/2018
Horário: 13h
Local: Quadras 313/312 Sul
Mimos no shopping
O Brasília Shopping oferecerá espumante ao som do grupo DS Cantores para as mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Data: 8/3/2018
Horário: 12h30, 13h30 e 18h30
Local: Brasília Shopping
Segurança para mulheres
O Senado Federal promoverá oficina de ações preventivas de segurança para mulheres, ministrado pela instrutora Vanessa Ribeiro.
Data: 12/3/2018
Horário: 10h e 15h
Local: Sala 2, ILB, Senado Federal
* Estagiárias sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação