Cidades

Metrô-DF instala torre para novo sistema de comunicação em rádio

A estrutura terá 80 metros de altura no Complexo de Manutenção e foi financiada em uma parceria entre o Governo de Brasília e o Banco do Brasil no valor de R$ 12,2 milhões

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 12/03/2018 12:12

No total, serão 171 novos rádios portáteis, 64 instalados nas cabines dos pilotos, 17 estações de rádio base, incluídas na estruturaA Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) começou procedimento para instalar um novo sistema de radiotelefonia da empresa, e deixar de usar os rádios de comunicação. O antigo equipamento foi comprado na década de 1990.

A torre terá 80 metros de altura e ficará no Complexo de Manutenção. A obra foi financiada por meio de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Banco do Brasil no valor de R$ 12,2 milhões.

[SAIBAMAIS]No total, serão 171 novos rádios portáteis, 64 instalados nas cabines dos pilotos, 17 estações de rádio base, incluída na estrutura. O objetivo é que o sistema se torne mais seguro e de alta capacidade.

Melhor comunicação

A nova tecnologia permitirá a recepção do sistema digital, uma exigência da Anatel a partir de 2019 em todos metrôs do país. Os rádios funcionarão com a mesma plataforma utilizada pelas forças de segurança.

Além de ter melhor acesso à comunicação, os rádios também podem enviar mensagens. Isso pode fazer com que o Índice de Incidentes Notáveis (INs) - quando os vagões param por mais de 15 minutos em horário de pico, ou 20 minutos em horário normal - sejam reduzidos em até 50%. Os aparelhos também contam com GPS, que permitem a localização imediata dos funcionários que os tiver utilizando.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação