Cidades

Furto de boi no Gama mobiliza população; animal já apareceu até em novela

Diamante, como é conhecido, foi levado de dentro do pasto de uma chácara na região em 5 de março. Para família, o ladrão é uma pessoa que conhece o animal e tem costume de lidar com bois

Isa Stacciarini
postado em 12/03/2018 18:44
Diamante tem 8 anos e é conhecido por ser dócil e mansoO furto de um boi dentro de uma chácara do Gama abalou moradores da área rural da região. Há uma semana, a população se mobiliza para encontrar o animal de seu Adelino dos Bois, como é conhecido o dono da chácara. Ele foi levado de dentro do pasto em 5 de março. Filho de seu Adelino, Adriano Roberto Pinto Barbosa, 34 anos, contou que o ladrão entrou na propriedade da família por volta das 16h e retirou o animal de lá. Mas, segundo o pecuarista, o bovino, conhecido como Diamante, ficou amarrado em um pasto próximo até a manhã do dia seguinte. Por volta das 6h30 de 6 de março, o suspeito o levou embora.

Desde então, pai e filho tentam localizar Diamante com a ajuda de amigos e moradores da região. Dócil, o animal é conhecido pela mansidão e era usado para montaria. Em fotos nas redes sociais, ele aparece sempre com crianças e adultos. O boi tem 8 anos, é marrom e tem uma mancha branca na cabeça. ;Ele era levado para eventos em escolas e até já apareceu na televisão, na novela da Globo que foi gravada em Goiás Velho, em 2014;, lembrou Adriano.

Antes de registrar ocorrência do furto do animal na 20; Delegacia de Polícia (Gama), Adriano procurou o boi dentro da propriedade de 37 hectares. Inicialmente, ele e o pai pensaram que Diamante poderia ter caído dentro de algum buraco ou ficado preso em algum lugar. No entanto, os dois receberam a notícia de vizinhos que viram um homem saindo com o boi. ;Ele passou em frente à Feira Permanente do Gama às 6h30 de 6 de março. Quem levou foi uma pessoa que o conhece e, pelas características, tem costume de lidar com animal;, acredita o pecuarista.

Adriano tenta conseguir imagens de câmeras de segurança que mostram a fuga do suspeito. Com o furto de Diamante, restaram três bois machos na propriedade da família. O mais velho tem 16 anos, o do meio, 9, e o mais novo, 1 ano e meio. Para evitar que os outros sejam levados, o pecuarista procura outro local para colocar os animais. ;O mais novo eu ainda não amansei nem vou fazer isso, porque, depois, as pessoas levam embora. Desde que tudo aconteceu eu redobrei o cuidado. Ontem (domingo) conseguimos um outro local para deixá-los e vamos levá-los para lá;, contou.

Outros casos

Essa não é a primeira vez que Adriano e o pai enfrentam a perda de um dos bois. Em 2016, ladrões roubaram outro animal e o mataram. Ano passado, um deles também morreu envenenado. ;É muito triste, porque eles são uma paixão da família. Os animais também são uma forma de a gente conseguir contribuir um pouco com a população, porque eles participam de eventos em colégios e igrejas. Fica muita saudade, mas estamos correndo atrás, porque acreditamos que podemos recuperá-lo;, destacou.

Na véspera do dia em que Diamante foi levado, ele tinha participado de um evento na Cidade Ocidental, distante 40 quilômetros de Brasília. A cavalgada em homenagem ao Dia das Mulheres ocorreu em 3 de março, um sábado. ;Criamos bois por um hobby. É uma paixão da família. No início, eram 22, até que diminuímos. Mas, hoje, não dá para criar mais nada, porque as pessoas roubam;, desabafa.

Nas redes sociais, seu Adelino dos Bois fez um depoimento emocionado. Com lágrima nos olhos, ele pede que entrem em contato caso tenham visto Diamante. ;Ele é boi manso, de cela, de fazer cavalgada, exposições, gravou a novela da Globo em Goiás Velho. É como um filho. Eu os amo muito. Todos são meus filhos. Eu tenho o maior carinho e amor por eles. Eu apelo a vocês, por favor, me ajudem a encontrá-lo. Não deixem que façam maldade com ele;, pede.
[VIDEO1]

Quem viu o boi pode entrar em contato com a família pelos telefones (61) 99672-1161 98564-0777. A ocorrência é investigada por equipes da 20; DP. Mas, até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso nem identificado pela polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação