Março promete ter chuvas acima da média no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 157,8 milímetros dos 180,6mm previstos para o mês, mais de 85% do total. Foram 270mm, cerca de 25% a mais dos 217,mm esperados.
Mesmo com a intensidade das chuvas, os brasilienses devem se preparar para o período de transição entre tempo úmido e seco. Em 20 de março, o outono começa. Com isso, principalmente na capital federal, o tempo deixa, gradualmente, de ser quente e úmido para frio e seco. A tendência é de que as precipitações diminuam cada dia mais e cessem até a primeira quinzena de maio. Em seguida, as chuvas só devem voltar a capital em setembro.
Nesta quarta-feira (14/3), os brasilienses terão mais um dia marcado pelas chuvas. A previsão é de que o céu fique nublado a encoberto com chuvas e trovoadas em áreas isoladas. Os termômetros registraram temperatura mínima de 18;C durante a madrugada e podem marcar até 30;C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 95% e 45%.
Abastecimento
A grande quantidade de chuva traz alívio aos reservatórios que abastecem o DF. De acordo com o último relatório, divulgado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico nesta terça-feira (13/3), o reservatório do Descoberto estava com 63,5% da capacidade total e o de Santa Maria com 45,2%.