Cidades

Park Way comemora 57 anos com programação variada

Entre as atrações estão encontro de motos, shows de rock, feiras de artesanato e estandes de comidas diversas

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 14/03/2018 11:03

Nessa terça-feira (13/3), a região administrativa fez aniversário e a administração do local programou atividades culturais e esportivas para acontecerem ao longo do mês

Em 1961, o Park Way foi criado para ser um bairro residencial do Distrito Federal. Após 57 anos da inauguração, o lugar ainda cumpre a missão inicial e abriga cerca de 19 mil pessoas, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) da Companhia de Planejamento do DF de 2016. Nessa terça-feira (13/3), a região administrativa fez aniversário e a administração do local programou atividades culturais e esportivas para acontecerem ao longo do mês.

O roteiro de atividades começou no sábado (10/3) e vai até 25 de março. Entre as atrações estão encontro de motos, shows de rock, feiras de artesanato e estandes de comidas diversas. Os eventos estão programados para acontecerem na própria região administrativa, em diferentes locais. O objetivo da comemoração é fazer com que a população ocupe espaços públicos e participe das atividades que incentivem a cultura e a consciência ambiental.

O engenheiro Israel Pinheiro criou o projeto da Região Administrativa para ser um setor de mansões. Ele entregou o documento a Juscelino Kubitschek. Quando a ideia chegou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o intuito era de tornar o local um centro de atividades urbanas e rurais.

Até 2003, O Park Way fazia parte do Núcleo Bandeirante. À época, a região servia para entreter e oferecer alguns tipos de comércio aos pioneiros da capital. Os moradores do lugar, trocavam os terrenos por apartamentos no Plano Piloto. Eles não esperavam que a região fosse ser valorizada, por causa da distância com o centro de Brasília.

A área rural do Park Way, o Núcleo Hortícola Suburbano da Vargem Bonita é um dos maiores produtores de hortaliça do DF. Ele foi criado em 1959 para abastecer a população. Atualmente, os produtos são comercializados no centro de abastecimento da Ceasa, em feiras de produtores, verdurões e supermercados. Na região, ainda existem outras áreas agrícolas, como o Córrego da Onça e Ipê Coqueiros.

A região também é exemplo de preservação ao meio ambiente. Ali, existem reservas naturais, com vegetação típica do cerrado, como a Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (UnB). Córregos e nascentes também fazem parte do cenário do Park Way.

Confira a programação de aniversário do Park Way

Encontro de motos
15/3, das 16h às 22h
Show de rock, feira de artesanato e praça de alimentação
Local: SMPW, quadra 14 (Feirinha)
Arte e Natureza
23/3, das 19h às 23h
Exposição de arte e cultura dos artistas locais
Local: SMPW, quadra 27, conjunto 3 (Country Club)
Ação social Vargem Bonita
24/3, das 9h às 13h
Aula de zumba e funcional, carreta do Sesi, bombeiros nas quadras, brinquedos infláveis, jogos e recreação
Local: Vargem Bonita
Feira verde de trocas
25/3, das 10h às 16h
Troca de livros, flores, frutas, ervas, mudas, hortaliças, artes, alimentos, praça de alimentação e ioga
Local: PEC SMPW, quadra 28
Prova de ciclismo
25/3, das 6h às 13h
Inscrições: sistime.com.br
Local: SMPW, quadra 23

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação