Cidades

Centros Olímpicos abrem inscrições para sorteio de vagas em abril

Oportunidade de praticar atividades físicas gratuitamente é válida para crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. Primeiro sorteio de vagas está previsto para 9 de abril

Camila de Magalhães - Especial para o Correio
postado em 14/03/2018 12:44
Jovens praticando exercícios
De 3 a 5 de abril, pessoas de todas as idades podem se inscrever para concorrer gratuitamente a uma vaga nas dezenas de modalidades esportivas disponíveis nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. A oferta de vagas é variável, de acordo com a disponibilidade em cada unidade esportiva. Os interessados devem comparecer ao Centro mais próximo, de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, para preencher a ficha de inscrição e participar do sorteio. O primeiro sorteio de vagas está previsto para 9 de abril e será aberto ao público. Aqueles que forem sorteados devem ir ao Centro entregar a documentação para efetivar a matrícula em até 10 dias.

Há opções de esportes individuais e coletivos para crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos. No período da noite, as unidades contam com atividades para adultos. Pessoas com deficiência também têm amplo atendimento especializado, com foco no desenvolvimento físico, motor, social e afetivo. A partir de uma avaliação funcional, que define a capacidade individual de cada pessoa com deficiência, é identificado o esporte mais adequado para lhe proporcionar a oportunidade de mostrar seu potencial.

Os alunos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos ainda têm acesso a uma série de eventos esportivos, comemorativos e cursos de qualificação social. Outro serviço disponível é o programa Futuro Campeão, voltado para a transformação de jovens talentos em atletas de rendimento. As seletivas são realizadas semestralmente e abertas a toda a comunidade do Distrito Federal. O objetivo é formar atletas que possam representar Brasília em campeonatos regionais, nacionais e até internacionais. Entre os benefícios do Futuro Campeão, estão técnicos especializados, ampla estrutura, auxílio transporte e lanche. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, em parceria com entidades como a Fundação Assis Chateaubriand.


Modalidades disponíveis por Centro Olímpico e Paralímpíco (COP):

COP Ceilândia- Parque da Vaquejada
Atividade física orientada, atletimos, basquete, capoeira, capoterapia, CPD, desenvolvimento motor - I e II, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica ritmica, hidroginástica, jiu-jitsu, karatê, natação, pilates, tênis e voleibol.

COP Ceilândia - Setor O
Atividade física orientada, atletimos, basquete, CPD (núcleo), desenvolvimento motor I e II, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica localizada, ginástica ritmica, hidroginástica, jiu-jitsu, karatê, natação, voleibol.
COP Estrutural
Natação, karatê, tênis, futsal, ginástica acrobática, futebol de areia, judô, futebol society, atletismo, basquete,volei, boxe, atividade orientada, hidroginástica.
COP Riacho Fundo I
Atividade física orientada, basquete, DM I e II, futebol de areia, futsal, ginástica localizada, hidroginástica, jiu-jitsu, karatê, natação e vôlei.
COP Samambaia
Atividade física orientada, atletismo, basquete, corrida/caminhada, CPD, desenvolvimento moto I e II, futebol society, futsal, ginástica localizada, ginástica ritmica, hidroginástica, jiu-jitsu, karatê, natação, pilates, tênis, voleibol.

COP São Sebastião
Natação, karatê, tênis, futsal, judô, futebol society, atletismo, basquete, volei, atividade orientada e hidroginástica

COP Sobradinho
Atlatismo, basquete, handebol, futebol society, futsal, karatê, voleibol, ginástica localizada, atividade física orientada, desenvolvimento motor I e II, modalidades adaptadas para pessoas com deficiência.


Onde fica

Confira os endereços dos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF

- Ceilândia (Parque da Vaquejada) ; QNP 21, P Norte
- Ceilândia (Setor O) ; QNO 9, Conjunto 1, Lote 1
- Estrutural ; Área Especial 2, Setor Norte
- Riacho Fundo I ; QS 16, lote F
- Samambaia ; QS 119, Área Especial, Samambaia Sul
- São Sebastião ; Quadra 2, Bairro São Bartolomeu
- Sobradinho ; Quadra 2, Setor Esportivo, Área Especial
- Brazlândia ; Bairro Vila São José, Quadra 35, AE 22
- Gama ; Área Especial, Setor Central (ao lado do Estádio Bezerrão)
- Planaltina - Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo (ao lado do Restaurante Comunitário). ; Planaltina
- Recanto das Emas ; Entrequadra 400/600
- Santa Maria ; Quadra Central 3, AE 4

Confira a documentação necessária para a realização da matrícula (após o sorteio):
- Duas fotos 3x4
- Cópia do RG
- Comprovante de residência
- Para pessoas acima de 70 anos de idade, é necessário levar atestado médico.
- Para crianças e jovens de 4 a 17 anos, é necessário levar também uma cópia da declaração escolar, certidão de nascimento, identidade e CPF do responsável. E, caso o responsável não seja o pai ou a mãe, levar o documento de guarda ou a autorização do Conselho Tutelar.


Parceria pelo esporte


Em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, a Fundação Assis Chateaubriand é responsável pela gestão pedagógica de 7 dos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Além das aulas esportivas regulares, são desenvolvidos treinamentos de rendimento, eventos comemorativos e esportivos, além de cursos de qualificação social. Clique aqui para saber mais sobre esse trabalho.

Informações:

www.facebook.com/centroolimpicoeparalimpicodf


Oportunidade de praticar atividades físicas gratuitamente é válida para crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. Primeiro sorteio de vagas está previsto para 9 de abril

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação