Uma mulher deu à luz um menino dentro da Estação Shopping do metrô nesta quinta-feira (15/3). Por volta das 11h10, ela pediu ajuda aos seguranças da empresa e relatou que sentia fortes dores. Os quatro agentes do Corpo de Segurança Operacional (CSO) que estavam no local auxiliaram a mãe. O bebê nasceu às 11h27.
A mãe havia informado aos seguranças que aguardaria o marido para ser levada até a Samambaia, onde mora, mas ela entrou em trabalho de parto minutos depois. Segundo informações do Metrô-DF, o bebê nasceu na Sala de Supervisão Operacional da Estação Shopping.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e transportou a mãe e o bebê até o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A Secretaria de Saúde informou que a paciente, de 25 anos, e a criança deram entrada na unidade de saúde por volta das 12h20. O menino pesa 3,08kg. Mãe e filho passam bem e ainda não há previsão de alta.
A caminho do hospital
Só no ano passado, foram registrados pelo menos três outros casos de bebês que nasceram antes de chegar ao hospital no DF. Em dezembro, uma mulher deu à luz em um carro do Corpo de Bombeiros, a caminho do Hospital Regional de Sobradinho. A equipe de militares foi acionada por volta das 2h para atender a uma ocorrência no Condomínio Doroti, na DF-440. Quando os bombeiros chegaram, a bolsa da mãe, de 22 anos, havia se rompido e o bebê, um menino, nasceu enquanto era transportado até a unidade de saúde.Dois meses antes, uma mãe entrou em trabalho de parto dentro de um carro na DF-001, em frente à Escola de Administração Fazendária (Esaf). A mulher, também de 22 anos, deu à luz uma menina enquanto era transportada pelo marido até o Hospital Regional do Paranoá. Quando os bombeiros chegaram ao local onde a família estava com o carro estacionado, no acostamento da pista, a criança já havia nascido.
Em setembro, após 39 semanas de gestação, uma mulher de 43 anos deu à luz um menino na altura da 615 Sul. O carro do primo dela ficou sem gasolina a caminho do Hmib. Os bombeiros chegaram ao local minutos depois de o bebê nascer.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer