Cidades

Voluntários ajustam últimos detalhes para a Via-Sacra de Planaltina

A um dia da tradicional Via-Sacra de Planaltina, voluntários dobram esforços para concluir últimos ajustes antes da encenação no Morro da Capelinha

Augusto Fernandes
postado em 29/03/2018 06:04
Morro da Capelinha: tudo pronto para o maior evento da semana santa no DF

Uma das celebrações cristãs mais importantes de Brasília chega à sua 45; edição amanhã. A Via- Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, completa mais um ano de existência. Para manter a tradição do evento, que espera cerca de 150 mil pessoas, os voluntários trabalham de forma contínua para concluir os detalhes finais antes da celebração da Paixão de Cristo.

;Faltam algumas coisas a serem acertadas. Estamos no processo final da pintura e impermeabilização dos palácios, alguns pontos do morro ainda precisam de roçagem, e estamos acabando o cercamento das encostas para que as pessoas não caiam ou se desequilibrem enquanto estiverem subindo o morro. Foi praticamente um mês de preparação e nos atentamos a todos os detalhes. Tudo para que o público chegue aqui e se sinta à vontade;, explica o coordenador do evento no Morro da Capelinha, Pedro Paulo de Oliveira, 50 anos.

[SAIBAMAIS]Mais conhecido como ;Pêpa;, o coordenador está na função há 30 anos. Para ele, não existe uma edição da Via-Sacra que não seja especial. ;O nosso trabalho é intenso, mas sempre nos dedicamos com afinco. Isso virou parte de mim. Trinta anos é uma vida. Tudo o que fazemos é pensando no objetivo principal da Via-Sacra: a evangelização. Queremos transformar vidas;, destacou.

De acordo com ele, até as 16h de hoje, as decorações do Morro da Capelinha devem estar prontas. Animado para a encenação de amanhã, o coordenador prometeu novidades. ;A ressurreição, o momento mais importante da apresentação, vai ser diferente. Não posso contar o que vamos fazer, porque é a surpresa. Mas estou certo de que vamos conseguir tocar o coração de todos os fiéis;, garantiu.

Pedro Paulo de Oliveira, coordenador:

Devoção


Cerca de 1,4 mil voluntários estão envolvidos na organização do evento. Apesar da quantidade de trabalho, o consenso é de que todo esforço vale a pena. ;Tivemos uma responsabilidade muito grande, em especial durante os últimos dias. Eu costumo chamar de ;Semana D;. Porque nos dedicamos o tempo todo. Mesmo tendo que ficar até de madrugada, nunca perdi a força e o pique para continuar. Participo há 33 anos dessa Via-Sacra e sempre encaro como se fosse a primeira vez;, contou o coordenador de ressurreição e procissão da Via-Sacra, Joel Lacerda, 49.

;Para nós, que somos católicos, a evangelização é o aspecto mais importante que existe. Saber que uma multidão vai passar por aqui nos toca bastante. Isso mostra que ainda existem pessoas com fé e que acreditam no amor. Para quem não tem essa crença, estou certo de que ela pode sair daqui com uma mentalidade totalmente diferente;, ressaltou Lacerda.

Desde o fim de fevereiro, Aguinaldo Barbosa, 38, integrante da equipe de estrutura do Morro da Capelinha, começou a reformar e pintar os palácios de Anás e Caifás, de Pôncio Pilatos e de Herodes. ;É algo recompensador. O lado dos bastidores é tão bom quanto a encenação. A satisfação é a mesma. Cada um doa um pouco de si para deixar esse local pronto para receber mais de 100 mil pessoas. É isso que faz com que o trabalho seja gratificante. Fazemos com amor;, comemorou.

Coordenador de cenografia da Via-Sacra, Ricardo Gomes, 42, vai participar pela 30; vez do evento. Segundo ele, a celebração virou parte do seu cotidiano. ;Se chegar um ano que eu não puder contribuir com a Via-Sacra, eu vou sentir muita falta. Quando acaba uma edição, nós começamos a contar os meses, as semanas e os dias para a próxima. A expectativa é tanta que vai ser difícil dormir de hoje para amanhã. É recompensador;, afirmou.

Joel Lacerda, voluntário:

Dicas para a Via-Sacra

; Não use roupas pesadas e leve um guarda-chuva ou guarda-sol
; Leve uma garrafa d;água e utilize protetor solar
; Chegue cedo e garanta um bom lugar para assistir à encenação
; Não ande pelas encostas do morro, para evitar acidentes


Programe-se

Santa Ceia: hoje, a partir das 20h, no estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas de Planaltina

Via-Sacra:
amanhã, a partir das 15h, no Morro da Capelinha

Páscoa:
domingo, a partir das 18h, com shows de bandas católicas no estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas de Planaltina

Serviços durante a Via-Sacra


;Trânsito: A DF-230 terá sentido único, a partir das 13h, no trecho entre o Colégio Agrícola e a rotatória com a DF-130. Uma das quatro vias de acesso ao Morro da Capelinha será fechada para passagem dos pedestres. As demais pistas serão destinadas ao trânsito de veículos, situações de emergência e para a produção do evento. O acesso à área do evento se encerrará às 21 horas.

; Água: A Caesb vai destinar cerca de 13 mil litros de água tratada para o Morro da Capelinha. Os pontos de distribuição estarão espalhados da entrada do evento ao topo do morro, onde ocorre a encenação da ressurreição de Cristo.

; Atendimento médico:
Para ocorrências médicas, cinco pontos fixos com médicos e enfermeiros estarão disponíveis. Os profissionais são bombeiros militares socorristas do Samu, da Secretaria de Saúde e da Cruz Vermelha.
; Segurança: Serão cinco companhias operacionais, trios de policiamento montado e viaturas, além de uma linha de revista na entrada do Morro da Capelinha. Será proibido o consumo de bebidas alcoólicas e a entrada de garrafas de vidro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação