Jornal Correio Braziliense

Cidades

Missa de lava-pés recebe cerca de 1,2 mil fiéis na Catedral

Nesta sexta-feira (30/3), o cardeal Dom Sergio da Rocha preside o rito da Paixão de Cristo

A missa de lava-pés atraiu aproximadamente 1,2 mil fiéis à Catedral Metropolitana de Brasília nesta quinta-feira (29/3). A celebração, presidida por Dom Marcony Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese da capital federal relembra quando Jesus Cristo fez um gesto de humildade e amor aos doze discípulos, durante a Santa Ceia. A data dá início ao Tríduo Pascal, que inclui também a Sexta-feira Santa e o sábado que prece a Páscoa.

Na data, há 1985 anos, Cristo lavou os pés dos doze apóstolos, inclusive Judas Iscariotes, como forma de demonstração de afeto, serviço e perdão. O dia faz parte do Tríduo Pascal, que inclui a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia, anteriores à ressurreição de Jesus, na Páscoa.

[SAIBAMAIS]O canto inicial sobre o amor de Jesus na Ceia Pascal começou às por volta das 20h, seguido da entrada do celebrante cerimônia. ;A nossa vida tem de ser um constante serviço;, disse dom Marcony durante a homilia, que pregou o amor ao próximo e o tratamento igualitário. Para demonstrar o serviço com a comunidade e a possibilidade de salvação de todos, o bispo lavou os pés de 12 fiéis, pontualmente às 21h. Após a missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento seguiu até a meia-noite.

No fim da missa, as pessoas se cumprimentavam e se abraçavam. ;Esta época renova o sentido de ser irmão, de família. A gente não só lembra que Jesus ressuscitou, mas revive isso e tem esperança;, disse a professora aposentada Lineusa Amorim, 57 anos.

[FOTO1133624]

Às 15h deste sábado (30/3), o cardeal dom Sergio da Rocha preside o rito de Celebração da Paixão de Cristo. Dividida em três partes, a cerimônia é composta pela Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e a Comunhão Eucarística. Em seguida, a Via-Sacra encena o trajeto de Jesus à cruz e percorre a Esplanada dos Ministérios, em procissão que passa por 14 locais a partir da Catedral. O mesmo evento ocorrerá em outras cidades do DF. No sábado, às 20h, é a vez da Vigília Pascal, também celebrada por dom Sergio. Na cerimônia, os fiéis iluminam a catedral com velas.