Publicidade

Correio Braziliense

Missa de lava-pés recebe cerca de 1,2 mil fiéis na Catedral

Nesta sexta-feira (30/3), o cardeal Dom Sergio da Rocha preside o rito da Paixão de Cristo


postado em 29/03/2018 22:50 / atualizado em 29/03/2018 23:26

O dia faz parte do Tríduo Pascal, que inclui a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia(foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
O dia faz parte do Tríduo Pascal, que inclui a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia (foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
 

A missa de lava-pés atraiu aproximadamente 1,2 mil fiéis à Catedral Metropolitana de Brasília nesta quinta-feira (29/3). A celebração, presidida por Dom Marcony Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese da capital federal relembra quando Jesus Cristo fez um gesto de humildade e amor aos doze discípulos, durante a Santa Ceia. A data dá início ao Tríduo Pascal, que inclui também a Sexta-feira Santa e o sábado que prece a Páscoa.

 

Na data, há 1985 anos, Cristo lavou os pés dos doze apóstolos, inclusive Judas Iscariotes, como forma de demonstração de afeto, serviço e perdão. O dia faz parte do Tríduo Pascal, que inclui a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia, anteriores à ressurreição de Jesus, na Páscoa.

 

O canto inicial sobre o amor de Jesus na Ceia Pascal começou às por volta das 20h, seguido da entrada do celebrante cerimônia. “A nossa vida tem de ser um constante serviço”, disse dom Marcony durante a homilia, que pregou o amor ao próximo e o tratamento igualitário. Para demonstrar o serviço com a comunidade e a possibilidade de salvação de todos, o bispo lavou os pés de 12 fiéis, pontualmente às 21h. Após a missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento seguiu até a meia-noite.

 

No fim da missa, as pessoas se cumprimentavam e se abraçavam. “Esta época renova o sentido de ser irmão, de família. A gente não só lembra que Jesus ressuscitou, mas revive isso e tem esperança”, disse a professora aposentada Lineusa Amorim, 57 anos.

 

Ver galeria . 22 Fotos Fiéis comparecem à missa de Lava Pés, na Catedral Metropolitana de BrasíliaAntônio Cunha/CB/DA Press
Fiéis comparecem à missa de Lava Pés, na Catedral Metropolitana de Brasília (foto: Antônio Cunha/CB/DA Press )
 

 

Às 15h deste sábado (30/3), o cardeal dom Sergio da Rocha preside o rito de Celebração da Paixão de Cristo. Dividida em três partes, a cerimônia é composta pela Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e a Comunhão Eucarística. Em seguida, a Via-Sacra encena o trajeto de Jesus à cruz e percorre a Esplanada dos Ministérios, em procissão que passa por 14 locais a partir da Catedral. O mesmo evento ocorrerá em outras cidades do DF. No sábado, às 20h, é a vez da Vigília Pascal, também celebrada por dom Sergio. Na cerimônia, os fiéis iluminam a catedral com velas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade