Jornal Correio Braziliense

Cidades

Reservatório de Santa Maria supera os 50% e já bate a meta de abril

Chuvas e captação de água do Lago Paranoá contribuíram para a elevação do volume no reservatório, que abastece a região central do DF

Os fortes temporais na área central de Brasília fizeram com que o reservatório de Santa Maria batesse, no quinto dia de abril, a meta estipulada para ser alcançada apenas no fim do mês. Em medição na manhã desta quinta-feira (5/4), o corpo d;água responsável pelo abastecimento da área central do Distrito Federal chegou a 50,1%.

A última vez que o sistema Santa Maria abrigou tanta água foi em 22 de junho de 2017, há quase um ano. A expectativa da curva de acompanhamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) era que 50% fosse o maior índice alcançado pelo reservatório em 2018.

Nos quatro primeiros dias deste mês, choveu o equivalente à metade do previsto, que é 133 milímetros. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até quarta-feira (4/4), o índice marcava 67,4 milímetros.

Além da chuva, as obras de captação do Lago Norte e do Bananal, inauguradas em outubro de 2017, ajudam a diminuir a dependência, e consequentemente o uso, do sistema de Santa Maria.
"Com o ínicio das novas captações no ano passado, cerca de 1,4 mil litros de água por segundo entraram no sistema, o que auxiliou a Caesb a poupar os maiores reservatórios do DF. Antes da crise hídrica, retiravamos, em média, 1,2 mil l/s do Santa Maria, e agora fica em torno de 40 litros de água por segundo. Isso auxiliou para que os reservatórios pudessem se recuperar;, afirmou Mauricio Luduvice, presidente da Caesb, em entrevista ao Correio em março.

Fim do racionamento

Principal reservatório do Distrito Federal, o Descoberto também opera acima das melhores expectativas do governo. Em medição na manhã desta quinta-feira (5/4) chegou aos 76,8%. Durante o 8; Fórum Mundial da Água o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, afirmou que ao fim do período chuvoso, em meados de maio, poderia ter condições técnicas de divulgar uma data para o fim do racionamento.

;Podemos dizer, de forma absolutamente técnica, que quando chegar ao fim do período chuvoso, em meados de maio, e tivermos a estabilização do volume das águas do Descoberto e de Santa Maria, além de uma previsão mais próxima da entrega da estação de tratamento de Corumbá IV, vamos poder vislumbrar com segurança uma data para a saída do racionamento;, afirmou o chefe do Buriti em sessão sobre as crises hídricas brasileiras.

Confira as metas estipuladas para os principais reservatórios do DF em 2018:

Descoberto

Abril: 70%
Maio: 69%
Junho: 64%
Julho: 55%
Agosto: 46%
Setembro: 35%
Outubro: 24%
Novembro: 30%
Dezembro: 37%

Santa Maria

Abril: 50%
Maio: 50%
Junho: 49%
Julho: 45%
Agosto: 40%
Setembro: 35%
Outubro: 31%
Novembro: 29%
Dezembro: 29%