Cidades

Devido ao racionamento, reajuste na tarifa de água pode ser maior este ano

Adasa promove debate sobre correção na conta, que deve entrar em vigor em 1º de junho

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 06/04/2018 08:30
Homem com mão na torneira e ao lado de balde
O reajuste anual dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário podem ser mais altos em 2018 do que foram no ano passado, quando aumentaram 3,1%. Em 23 de abril, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública para ouvir a população sobre as propostas.

[SAIBAMAIS]Além do reajuste anual, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) solicitou revisão tarifária extraordinária. O motivo é a menor arrecadação da estatal, tendo em vista a diminuição de 16% do consumo de água em 2017 devido ao rodízio de abastecimento e o aumento nos gastos para ligar e religar os sistemas.

Serão avaliados dois indicadores tarifários da Caesb. O primeiro deles é o índice de reajuste tarifário (IRT), que faz parte do Contrato de Concessão com a Caesb e é anual. O reajuste é definido após estudos baseados, principalmente, nos índices inflacionários. Há ainda a revisão tarifária extraordinária (RTE), solicitada pela companhia para corrigir possível desequilíbrio econômico-financeiro decorrente da situação crítica de escassez hídrica no DF e consequente redução de mercado.

Após análise das contribuições apresentadas durante o período de consulta e audiência pública, a resolução da Adasa com os novos valores será publicada no Diário Oficial do DF, na data provável de 30 de abril, para que entre em vigor um mês depois, em 1; de junho.

A audiência é aberta ao público, e ocorre das 9h às 12h, no auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa. As inscrições de participantes e expositores serão feitas no dia do evento, entre 8 horas e 8h45, pelo endereço eletrônico ouvidoria@adasa.df.gov.br.
As contribuições podem ser enviadas para o e-mail ap_004_2018@adasa.df.gov.br ou por correspondência ao Protocolo Geral da Adasa, Setor Ferroviário, Parque Ferroviário de Brasília, Estação Rodoferroviária, Térreo, Ala Norte, CEP: 70631-900, Brasília-DF, até as 18h de 23 de abril de 2018.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação