Cidades

Rollemberg anuncia saída de 22 nomes do GDF para concorrerem às eleições

A maioria dos novos candidatos é filiada ao PSB e fará parte da tropa de choque do governador. Cada um priorizará as bandeiras ligadas às áreas as quais se dedicaram durante os últimos anos

Luiz Calcagno, Ana Viriato
postado em 06/04/2018 12:44

Até o fim da tarde, Rollemberg deverá anunciar os nomes que substituirão a tropa de choque do governador durante as eleiçõesO Governo do Distrito Federal vai trocar 22 nomes do primeiro escalão. São chefes de secretarias, administrações regionais, assessorias e empresas públicas que deixaram o GDF, nesta sexta-feira (06/04), para concorrer a cargos eletivos. Apesar do anúncio, no entanto, o governador Rodrigo Rollemberg não divulgou os nomes dos novos chefes de pastas, com exceção do coronel do Corpo de Bombeiros, Hamilton Santos Esteves Júnior, que assume a Secretaria das Cidades no lugar de Marcos de Alencar Dantas.

Dantas deverá concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. A maioria dos novos candidatos é filiada ao PSB e fará parte da tropa de choque do governador. Cada um priorizará as bandeiras ligadas às áreas as quais se dedicaram durante os últimos anos, mas os discursos terão, em comum, a defesa da gestão socialista. Rollemberg se dirigiu ao secretariado como ;companheiros e companheiras; e discursou em tom de campanha sobre a importância dos candidatos nas ruas.

Desembarcam seis secretários, dois secretários adjuntos, seis subsecretários, cinco administradores, dois diretores e um controlador de empresas públicas. As exonerações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial do DF ainda nesta sexta, bem como os nomes dos substitutos de cada área. O desembarque acontece em cumprimento à lei eleitoral, que prevê a desincompatibilização a seis meses da eleição. O prazo, acaba neste sábado (7).

Entre os nomes que deixaram o cargo estão figuras de peso, que acompanharam o governador desde o início da atual gestão, como a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos (PSB). Ela concorrerá ao Senado. Com vasto conhecimento da máquina pública e das contas do GDF, Leany está preparada para rebater críticas a decisões espinhosas de Rollemberg, como a de deixar em aberto a última parcela do reajuste do funcionalismo local.

Fundadora do PSDB-DF, Maria de Lourdes Abadia (PSB) trocou o ninho tucano pelo partido de Rollemberg ; a filiação foi assinada nesta quinta (5). A socialista deve concorrer à vice na chapa do governador ou a deputada federal, cargo de sua preferência.

O subsecretário de Políticas Estratégicas na Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Virgílio Neto (PSB) também deixou os quadros do PSDB para integrar o palanque de Rollemberg e disputará uma vaga na Câmara Legislativa.

Medalhista olímpica, a secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Leila Barros (PSB), também deixa os quadros do governo para se candidatar a deputada distrital ou, até mesmo, senadora. E o secretário de Meio Ambiente, Igor Tokarski sai para concorrer ao Legislativo local. Ele participou das eleições de 2014, quando conquistou 7.161 votos.

Confira os nomes dos gestores que estão deixando o GDF

Secretarias

Cidades - Marcos Dantas
Esporte, Turismo e Lazer - Leila Barros
Meio Ambiente - Igor Tokarski
Planejamento, Orçamento e Gestão - Leany Lemos
Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude - Aurélio de Paula Guedes Araújo
Projetos Estratégicos - Maria de Lourdes Abadia

Secretários-adjuntos

Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia - Thiago Jarjour
Mobiliário Urbano e Participação Social da Secretaria das Cidades - Marlon Anderson da Costa

Subsecretários

Integração de Ações Sociais da Fábrica Social da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos - Virgílio do Rego Monteiro Neto
Políticas e Direitos da Secretaria do Trabalho - Rodrigo Oliveira de Castro Dias
Políticas para Mulheres da Secretaria do Trabalho - Raíssa Alessandra Rossiter
Administração Geral da Secretaria de Educação - Isaías Aparecido da Silva
Educação Básica da Secretaria de Educação - Daniel Damasceno Crepaldi
Planejamento da Secretaria de Educação - Fábio Pereira de Sousa

Administradores regionais

Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way - Roosevelt Vilela
Gama - Maria Antônia Rodrigues Magalhães
Lago Sul e Jardim Botânico - Alessandro Fabrício Clemente Paiva
Plano Piloto - Gustavo Carvalho Amaral
Sobradinho II e Fercal (interino) - Charles de Magalhães Araújo Júnior

Outros stores

Controladoria-Geral do Distrito Federal - Henrique Moraes Ziller (controlador-geral)
Sociedade de Transportes Coletivos (TCB) - André Brandão Peres (diretor-presidente)
Sociedade de Transportes Coletivos (TCB) - Roberto Medeiros Santos (diretor administrativo e financeiro)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação