Cidades

Prata da Casa: Duo Tiju está de malas prontas para turnê na Europa

De junho a agosto de 2018, Vitor e Pedro vão rodar a Europa para apresentações nas ruas e em casas de shows

Jéssica Andrade*
postado em 06/04/2018 17:18
Duo Tiju
Os irmãos brasilienses Victor e Pedro Barbosa, que formam o Duo Tiju, estão de malas prontas para a primeira turnê na Europa. Chamada Dominar o mundo, ocorrerá entre junho e agosto de 2018. Casas de shows de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália serão palco para a mistura de vibrações brasilienses e cariocas do duo. No entanto, o principal cenário serão as ruas.

Victor (guitarrista e vocalista) e Pedro (baterista e vocalista) sentem paixão por tocar nas ruas. "A gente gosta dessa conexão com as pessoas, de interagir com o local e sentir a energia da cidade", afirma o guitarrista. O duo surgiu em 2016, depois que Victor passou uma temporada no Rio de Janeiro. "Eu não estava me encontando em Brasília. Sentia que precisava buscar algo em outro lugar. Buscar minha essência", conta.
Depois de morar na Tijuca - daí o nome da dupla -, ele sentiu que estava pronto para conquistar um lugar no mundo da música. Convidou o irmão e, juntos, deram origem à dupla que definem como "cariocandanga", pela conexão feita entre Rio de Janeiro e Brasília.


Mistura de estilos

Todas as músicas tocadas pelo Duo são autorais. Victor destaca que não sabe tocar música "dos outros". A inspiração está, principalmente, na vibe carioca e nos estilos que ouviam quando criança - MPB, bossa nova, folk, samba e até o funk. "As influências são diversas, o ritmo da banda sempre foi, para nós, uma busca pela vibração do contexto em que vivemos, uma maneira de traduzir subjetividades diversas num som com personalidade", acrescenta Victor.

Dominar o mundo é a segunda turnê dos irmãos. No ano passado, com uma kombi e ao lado da Banda Pirâmide, eles fizeram uma série de shows no litoral do Rio de Janeiro, passando por cidades como Saquarema, Rio das Ostras, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio, com encerramento em São Paulo, com show no Memorial da América Latina.%u200B

No ano passado, a Tiju lançou o primeiro material autoral nas plataformas digitais, o EP Casa%u200B. O álbum é composto por seis faixas Pássaros no chão, Para cortar, Sorriso supernova, Ela samba, Maria e Se enlouquecer não se apaixone. Com composições de Vitor Barbosa, o EP foi gravado de forma independente, na casa onde moram e promovem reuniões para compartilhar trabalhos com músicos da cidade, de forma descontraída.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação