Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 11/04/2018 11:03
Após três meses com registro de chuvas acima da média, o período de estiagem deve começar a marcar presença no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que as precipitações comecem a diminuir nesta quarta-feira (11/4). No entanto, o tempo chuvoso deve cessar apenas em maio.
Essa mudança no tempo é reflexo do início do outono, que começou em 20 de março. A estação marca o período de transição entre tempo quente e úmido para frio e seco. Apesar das chuvas prometerem durar até maio, a seca começa junto com o inverno, em 21 de junho.
Nesta quarta, o céu deve permanecer de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas. Durante a madrugada, os termômetros registraram temperatura mínima de 17;C e podem chegar a 27;C ao longo do dia. A umidade relativa do ar fica entre 95% e 50%.
Abastecimento
Com o aumento das chuvas, o nível dos reservatórios que abastecem a capital passou a subir. A última medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), realizada nessa quarta-feira (11/4), mostra que a bacia do Descoberto está com 82,1% da capacidade total e a de Santa Maria com 52,3%.