Cidades

Nascem dois filhotes de sauim-de-coleira no Zoológico de Brasília

Os animais são uma espécie de primata que está ameaçada de extinção. O nascimento contribui para o plano de conservação nacional

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 13/04/2018 07:05
Ainda não se sabe o sexo dos dois filhotes de sauim-de-coleira
Dois filhotes de sauim-de-coleira, espécie de primata ameaçada de extinção, nasceram no último sábado (7/4), na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Os animais são fruto de uma ação de estímulo à reprodução para contribuir no plano nacional de conservação.
"A espécie está no nível mais grave de extinção. O plano de conservação dá uma chance para que o animal sobreviva no fututo. Temos que manter uma população genética e demograficamente viável para que seja dado início ao projeto de reintrodução. Este é um primeiro passo", afirmou o chefe dos mamíferos do Zoo, Filipe Reis.
Os pais, Tucupi e Tacacá, foram resgatados em Manaus (AM) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). O casal chegou há menos de um ano ao Zoológico e teve o recinto adaptado para os hábitos da espécie, medida necessária para deixar o animal à vontade para exercer as atividades de maneira natural, incluindo a reprodução.
Ainda não foi identificado o sexo dos recém-nascidos, isso porque, de acordo com o Zoológico, a instituição não adota práticas que interfiram no comportamento selvagem dos animais e é natural dos primatas que os pais cuidem dos filhotes.
O sauim-de-coleira é um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. Nos últimos 20 anos, desapareceu aproximadamente 80% da população e estima-se que haja 10 mil indivíduos em vida livre.
No futuro, os filhotes vão ser encaminhados para um dos quatro Zoológicos no Brasil, que participam do plano de conservação. O objetivo é estudar e garantir a variabilidade genética para que nasçam novos animais saudáveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação