Publicidade

Correio Braziliense

Sábado será de pancadas de chuva em todo o Distrito Federal

Média histórica para o mês está próxima de ser superada. Previsão do Inmet é de que tempo chuvoso siga até o fim de abril


postado em 14/04/2018 08:14 / atualizado em 14/04/2018 10:20

Média histórica de chuvas para abril deve ser ultrapassada neste fim de semana(foto: Antônio Cunha/CB/D.A Press)
Média histórica de chuvas para abril deve ser ultrapassada neste fim de semana (foto: Antônio Cunha/CB/D.A Press)

 
O sábado para os brasilienses será de muito frio, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de céu encoberto a nublado, devido a uma corrente de nebulosidade vinda do Tocantins, e de pancadas de chuvas no decorrer do dia. 

Nesta madrugada, os termômetros registraram temperatura mínima de 17°C e podem marcar até 26°C. Além disso, a umidade relativa do ar se mantém alta, e deve variar entre 95% e 50%. Assim como aconteceu em fevereiro e março, a média histórica de chuvas para abril deve ser ultrapassada. Do dia 1ª até ontem, o Inmet havia registrado 124mm de precipitação. 

"Com as chuvas de hoje, certamente o índice de 133mm será ultrapassado. Geralmente, depois da primeira quinzena de abril, as chuvas vão diminuindo. Contudo, com os sitemas meteorológicos mais ativos, a tendência é de que o tempo permaneça chuvoso por mais dias", explicou o meteorologista do Inmet, Manoel Rangel.

Reservatórios 

De acordo com o meteorologista, a notícia é positiva, pois pode contribuir para o aumento do nível dos dois reservatórios que abastecem o Distrito Federal. Tanto o Descoberto quanto o Santa Maria estão acima do valor de referência para o mês, segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa).

Na última medição, feita nesta sexta-feira (13/4), o Descoberto estava com um volume útil de 83%, enquanto o Santa Maria atingiu 52,7%. Para abril, os valores de referência são 70% e 50%, respectivamente.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade