Cidades

Hospitais promovem atendimentos em comemoração à Semana Nacional da Voz

Consultas gratuitas ocorrerão de 16 a 20 de abril no HUB e no Hospital de Base. Atividades ainda incluem orientações de saúde e uma aula sobre voz e cuidados vocais

postado em 14/04/2018 19:36
Hospital Universitário de Brasília

Como parte das atividades da Semana Nacional da Voz, o Hospital de Base e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) promoverão mutirões de atendimentos para avaliar a saúde vocal da população.

Entre os dias 16 a 20 de abril, cerca de 30 profissionais do HUB atenderão 450 pessoas na unidade de saúde. O alvo são pacientes com sintomas como rouquidão, alteração da voz, dores, pigarro ou dificuldade para engolir. Os interessados devem procurar o serviço de otorrinolaringologia do HUB, no Ambulatório 2 do hospital. As consultas ocorrerão por ordem de chegada e 50 senhas serão distribuídas por período.

Todos os pacientes passarão, inicialmente, por uma triagem com a equipe de fonoaudiologia. Depois, serão encaminhados para o atendimento médico. Se houver necessidade, também será possível fazer a videolaringoscopia ; exame que possibilita diagnosticar doenças nas cordas vocais e na laringe.

No Hospital de Base, o mutirão ocorrerá na segunda (16/4) e na quarta-feira (18/4), no ambulatório da unidade de saúde. As unidades de endoscopia respiratória, otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, em parceria com o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), realizarão a triagem de pacientes e exames de laringoscopia.

Haverá, ainda, orientações de saúde e uma aula sobre voz e cuidados vocais. O evento também terá atrações musicais, com apresentações da cantora Dhi Ribeiro, da dupla Roni e Ricardo e do Coral La Vox.

O objetivo das ações é lembrar a população sobre a importância da saúde vocal e do diagnóstico precoce de doenças da garganta, como o câncer de laringe.

Campanha nacional


A campanha da Semana Nacional da Voz ocorre em comoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril. O objetivo é promover atividades de educação, orientação e diagnóstico precoce de distúrbios da voz e enfermidades da faringe e da laringe. Neste ano, a campanha tem como tema a frase ;Afine a sua saúde. Cuide da sua voz;.

Serviço


Mutirão pela Semana Nacional da Voz

Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Data: 16 a 20 de abril
Hora: 8h às 12h (16 a 20/4) e 14h às 17h (16 a 19/4)
Local: Ambulatório 2 do HUB
Atendimento por ordem de chegada, com distribuição de 50 senhas por turno

Hospital de Base
Data: 16 e 18 de abril
Hora: 8h às 12h
Local: Ambulatório do Instituto Hospital de Base

*Com informações da assessoria de comunicação do HUB e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação