Cidades

Inmet prevê pancadas de chuva neste domingo no DF

Chuvas devem diminuir nos próximos dias, mas tendência é de que as precipitações continuem até o fim do mês

Augusto Fernandes
postado em 15/04/2018 09:31
Além das chuvas, dia deve ser marcado por trovoadas em áreas isoladas
Seguindo a previsão dos últimos dias, o domingo no Distrito Federal será marcado por pancadas de chuva, além de trovoadas em áreas isoladas. De acordo com previsão de técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia também será de ventos fracos a moderados.

Com expectativa de céu encoberto a nublado, os termômetros devem registrar temperatura mínima de 17;C e máxima de 27;C. Além disso, a umidade relativa do ar se mantém alta, variando entre 95% e 50%. Devido às constantes chuvas, a média histórica de chuvas para abril está perto de ser ultrapassada. Do início do mês até hoje, o Inmet havia registrado 130mm de precipitação, apenas 3mm a menos do previsto para abril.

[SAIBAMAIS]"As chuvas certamente vão continuar até o fim do mês. É normal para a estação. Além disso, neste ano, o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, fenômeno conhecido como La Niña, está contribuindo para a grande quantidade de chuvas", explicou o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo.

Pela climatologia, segundo o meteorologista, o período de seca deve ter início na segunda quinzena de maio, se extendendo até os primeiros 15 dias de setembro. "Contudo, isso não significa que não chova durante esse período. Podemos ter chuvas esporádicas", destacou Mamedes.

Reservatórios

Por conta das chuvas, os dois principais reservatórios que abastecem o Distrito Federal voltaram a registrar aumento do nível.
Na última medição feita pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) neste sábado (14/4), o Descoberto estava com um volume útil de 83,6%, enquanto o Santa Maria atingiu 53%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação