Cidades

Aos 82 anos, morre o ex-deputado federal José Luís Clerot

O velório será realizado nesta terça-feira (17), no Campo da Esperança

postado em 16/04/2018 23:24
O velório será realizado nesta terça-feira (17), no Campo da Esperança
O ex-deputado federal e ex-ministro do Superior Tribunal Militar (STM) José Luís Barbosa Ramalho Clerot morreu, nesta segunda-feira (16/4), aos 82 anos, por complicações da diabetes.
O velório será realizado nesta terça-feira (17/4), na Capela 3 do Campo da Esperança. O sepultamento será às 16h.
Clerot nasceu em Mamanguape (PB), em 9 de março de 1936. Era filho de Leon Francisco Clerot e de Luzia Barbosa Ramalho Clerot. Formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ), foi oficial de gabinete do Ministro da Educação e Cultura, do Ministro do Trabalho e Previdência Social e da Presidência da República. Além disso, foi assessor do Prefeito do Distrito Federal, professor e membro do conselho da Ordem dos Advogados do Brasil.
Em 1986, foi nomeado ministro togado do Superior Tribunal Militar. Aposentado do STM, em outubro de 1990 Clerot se elegeu deputado federal pela Paraíba na legenda do PMDB e conseguiu manter mais um mandato, em 1994. Em 2000, voltou à Câmara dos Deputados como suplente por dois meses. Ao final do mandato, Clerot distanciou-se do cenário político por nove anos.
Ao longo da carreira profissional, também foi membro do grupo brasileiro da Sociedade Internacional de Direito Penal Militar e Direito de Guerra e advogado de presos políticos durante o regime militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação