Cidades

Aluno de colégio no Lago Sul é diagnosticado com vírus H1N1

Segundo informações da instituição de ensino, o aluno foi diagnosticado com o vírus nesta terça-feira (17/4). Secretaria de Saúde ainda não confirmou o caso

postado em 18/04/2018 18:58
Seringas para vacinação

Uma nova suspeita de contaminação pelo vírus Influenza A foi registrada no Distrito Federal. Um estudante do Colégio Presbiteriano Mackenzie, no Lago Sul, foi diagnosticado com gripe do tipo H1N1, nesta terça-feira (17/4), segundo informações da própria instituição. A direção da escola não passou mais detalhes sobre o aluno e, até a última atualização desta reportagem, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) não havia confirmado o caso.

A escola acrescentou, por meio de nota, que está tomando providências necessárias para evitar a contaminação de outros estudantes. "Dentre as medidas, destacam-se a manutenção das salas de aula abertas para ventilação, a intensificação do uso de álcool gel e a lavação mais frequente das mãos", afirma o texto.

Além disso, a direção do colégio comunicou que está negociando a aplicação da vacina tetravalente nos alunos da escola, mediante valores reduzidos e autorização dos responsáveis. "Enfatizamos que o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional está empenhado em acompanhar a situação com a equipe médica que nos assiste e já tomou todas as medidas possíveis."

Até a primeira semana de abril, cinco casos da doença foram confirmados no DF, com um óbito. Em 30 de março, um homem de 54 anos morreu vítima do vírus.

Prevenção


A campanha de vacinação no DF começa em 23 de abril e termina em 1; de junho. A previsão é de que o DF receba 777 mil doses do Ministério da Saúde. A meta do governo é imunizar 706 mil pessoas, com cobertura vacinal de 90%.

Os grupos a serem vacinados em 2018 são: trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, e professores das escolas públicas e privadas.

Cuidados recomendados


- Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evitar sair de casa no período de transmissão da doença;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação