Cidades

Vencimento da terceira parcela do IPVA começa nesta quinta-feira

Contribuintes com placas de início 1 e 2 são as primeiros que devem quitar o débito. Os pagamentos vão até 25 de abril

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 18/04/2018 21:00
Trânsito área Central de Brasília
A terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros com placas terminadas em 1 e 2 deve ser paga até esta quinta-feira (19/4). As de final 3 e 4 vencem na sexta (20). O restante das contribuições vencem na semana que vem. As terminadas em 5 e 6 na segunda (23), 7 e 8 na terça e 9 e 0 da quarta.

Diferentemente do ano passado, esta parcela não será a última remessa para quitar o IPVA, já que foi possibilitado o pagamento em até quatro vezes, desde que as parcelas fossem de, no mínimo R$ 50 cada.
Atrasos na quitação sofrem uma multa de 5% e, no caso de ultrapassar 30 dias, haverá atualização monetária de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais juros de mora de 1% e multa de 10%.

Para emitir os boletos atualizados com as multas, vale o mesmo procedimento da segunda via: retirada no menu "Serviços" do portal da Secretaria de Fazenda, nas agências da Receita do Distrito Federal, nas lojas do BRB conveniência e nos postos do Na Hora.


Veículos comprados em 2016

Por uma falha no procedimento, os carros adquiridos em 2016 vieram com o IPVA com valor abaixo do devido e, por isso, vão ter que pagar um valor residual. Mais de 52 mil contribuintes se encontram nesta situação. O valor residual foi diluído nas prestações acrescido no boleto referente ao imposto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação