Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cinco 'pragas' causam preocupação no DF. Saiba como prevenir infestações

Aedes aegypti, escorpião, barbeiro, carrapato e roedores trazem incômodos a população. Entenda como eles se espalham e as melhores maneiras de prevenção e os tratamentos disponíveis contra algumas doenças que eles causam

Encontrar ratos pelas ruas de Brasília não é surpresa para os cidadãos. Ter um conhecido que já teve dengue também não é novidade. Estes e outros animais estão se tornando rotina na vida dos brasilienses e trazendo preocupação pelas doenças que transmitem ou por serem venenosos. Ao menos cinco "pragas" estão em evidência nos últimos tempos no Distrito Federal. Entre elas: Aedes egypt, escorpião, barbeiro, carrapato e rato. O Correio traz uma lista com informações sobre cada um deles e opções para prevenir infestações.


. Eles funcionam para que a população capture o barbeiro e o levem até o posto para que seja avaliado por vigilantes ambientais. ;Por vezes, o barbeiro é confundido com percevejo e também há alguns que não possuem o protozoário. Se for realmente positivo, a vigilância ambiental faz a aplicação de inseticidas na residência e vai controlando a população de barbeiro até acabar (o foco do barbeiro);, relata o diretor Rafael.

Para manter o barbeiro afastado, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) recomenda que indivíduos que moram perto de matas utilizarem telas na janela. Reparar a procedência dos alimentos que serão ingeridos como açaí ou cana de açúcar e não construir casas de barro e palha.

Além de kits para diagnosticar a doença de Chagas, o SUS disponibiliza tratamento com comprimidos benznidazol (de forma oral) para todos os pacientes identificados com a doença ou portadores. Porém, o medicamento só pode ser utilizado nas primeiras semanas de contágio, quando a doença está na fase aguda. Quando o protozoário já está instalado no tecido dos órgãos, o remédio não chega a fazer efeito.

e o número: 9 96978024.

*Estagiária sob supervisão de Jacqueline Saraiva