Cidades

DFTrans estabelecerá limite de viagens diárias no transporte coletivo

Essa e outras medidas são estudadas para prevenir fraudes no sistema de bilhetagem

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/04/2018 19:23
Sede do DFTrans
Para combater fraudes no sistema de bilhetagem, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) fará, em até três semanas, alterações nos cartões de passe do transporte público. O órgão estuda iniciativas para a implementação de travas, dispositivos que bloqueiam a utilização do vale quando é atingido um limite previamente estabelecido.
Entre os limites estudados, está o de viagens por dia, que provavelmente será estabelecido em, no máximo, oito. Outra medida é a proibição de que o cartão seja usado mais de uma vez em um curto espaço de tempo ; já que muitos passageiros o utilizam para permitir a passagem de outras pessoas. Esta providência também vai impedir que o cartão seja um meio para ações de organizações criminosas, como foi apurado no âmbito da Operação Trickster.

O cálculo feito pela primeira ação penal no âmbito das investigações, aponta que o sistema de bilhetagem automática do DFTrans foi fraudado pelo menos 913 vezes entre outubro de 2017 e março de 2018.

As apurações indicam que os criminosos usavam empresas fictícias, sem registro na Receita Federal, e com CNPJ falso, para a emissão de créditos para vale-transporte que seriam usados por seus empregados. Desta forma, os créditos eram concedidos posteriormente descarregados nas catracas dos permissionários. O valor gerado com o falso uso era pago pelo GDF para ressarcir as empresas.

O sistema criado para controlar a circulação de passageiros serviu como meio para a prática do esquema. A estimativa é de que, nessas fraudes, o prejuízo tenha chegado a pelo menos R$ 2,388 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação