Cidades

Fiéis celebram o aniversário de Brasília com missa na Catedral

A celebração foi realizada pelo Dom Marconi Vinícius e auxiliada pelo pároco João Firmino. Lideranças do governo também estiveram presentes

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 21/04/2018 10:36

Fieis comemoraram a missa celebrada por Dom Marconi Vinícius, que tratou sobre a comunhão e a esperança

Dia 21 de abril de 1960 marca a inauguração de Brasília, mas também, a instalação da arquidiocese da capital. Em comemoração a data, o Dom Marconi Vinícius desembarcou de São Paulo em um dos monumentos mais belos da arquitetura da cidade, para uma missa assistida pelos religiosos, pelas lideranças do governo e pela população, como uma forma de comunhão.

Por volta das 8h, os bancos da Catedral começavam a ser ocupados por pessoas vindas de diferentes localidades do Distrito Federal. É o caso da presidenta da Associação das Mulheres Solidárias de Ceilândia, Nina Kari, que saiu da região administrativa apenas para assistir a missa. "Acredito que vir a uma celebração como esta é um modo de começar o dia de forma abençoada e com muita fé. O momento foi especial e é importante para a comunhão de todos", exaltou.

No sermão de Dom Marconi, auxiliado pelo pároco da igreja, João Firmino, o religioso falou sobre o aniversário da capital, da eucaristia e da esperança. Ele tentou passar a todos os presentes a importância de se voltar ao sagrado, como forma de reflexão das próprias ações.

Para o padre Firmino, as palavras do Dom Marconi serviram como um alerta. "Não adianta apenas cobrar do outro, mas fazer a sua parte e ajudar ao próximo, apontando aquilo que ele precisa fazer. Isso é vivenciar a comunhão e a eucaristia", apontou.


Ao fim da celebração, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse que o momento é de agradecimento não apenas para Deus, mas para a população da capital como um todo.

"Temos muitos motivos para agradecer a Deus por esse aniversário. Quero agradecer primeiramente à minha família, mas claro, também a cada um de vocês, que nos ajudaram a lutar e vencer cada desafio de Brasília que tivemos no nosso governo. Acredito que hoje, temos muito mais a comemorar", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação