Cidades

Associação de Ceilândia homenageia a jornalista Valéria de Velasco

Ação Social dos Caminheiros de Antônio de Pádua (Ascap) dedicou a manhã de hoje à inauguração do Cantinho da Valéria

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 21/04/2018 15:26
Homenagem a Valéria de Velasco

O legado de força e de transformação construído por Valéria de Velasco abre espaço para bons frutos no Distrito Federal. A luta cotidiana da jornalista, que proporcionava uma escuta qualificada e dava atenção às vítimas de violência e a pessoas em outras situações de vulnerabilidade, permanece na memória das famílias que trabalham e são auxiliadas pela Ação Social dos Caminheiros de Antônio de Pádua (Ascap), em Ceilândia.
Em reconhecimento aos caminhos trilhados com as mulheres do Setor Habitacional Sol Nascente, foi criado o cantinho da Valéria, inaugurado hoje durante uma homenagem emocionante à jornalista, na manhã deste sábado (21/4).

Durante a manhã, o espaço recebeu famílias que se encontraram para relembrar os projetos realizados por Valéria, além da atenção constante e amizade construída com cada mulher da instituição. O lançamento do livro infanto juvenil Zuummm, de Monica T Maia, completou a programação e abriu os diálogos sobre as possibilidades de mudança no cotidiano.

Crianças e adultos receberam lápis coloridos para expressar os sentimentos daquele momento em um papel em branco. Em meio aos rabiscos e cores, não faltaram homenagens. Valquíria Garcia, 38 anos, mãe de Alícia, 9, e Aléxia, 16, escolheu criar um pequeno retrato da jornalista, acompanhado da mensagem: ;Os anjos não morrem, voam para o céu;.
Homenagem a Valéria de Velasco
Valquíria conta que participa do projeto há cerca de três meses e sempre encontrou em Valéria um olhar atencioso para os problemas de cada morador. ;Ela sempre foi muito atenciosa, nos ouvia com total cuidado e mostrava solução para diversos problemas de violência. Minha questão principal era pedir a reforma das pracinhas para crianças de nossa cidade, que sofrem total descaso;, conta.

Parte do dia foi dedicado às crianças, cheias de esperança e possibilidades. Entre os principais objetivos da Ascap está o auxílio socioeconômico a famílias carentes, sendo que as crianças e jovens ganham prioridade. A ideia é lembrar quem em segmentos sociais mais vulneráveis, a assistência e o apoio a essa faixa etária é fundamental.
Homenagem a Valéria de Velasco
Para conhecer e ajudar
Se você tem interesse em participar, ser voluntário ou conhecer a Ascap, a instituição está aberta sempre aos sábados, a partir das 8h, com aulas de yoga, ginástica funcional e zumba. Além disso, a ação social tem distribuído cestas de alimentos às famílias carentes moradoras do Setor Habitacional Sol Nascente.
Endereço: EQNO 1/3, Lote A, Área especial, Setor O.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação