Cidades

Passeio de bike marca programação especial de aniversário de Brasília

Os participantes passaram pelas quadras 107, 108, 307 e 308, incluindo a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em um tour de aproximadamente 40 minutos

Vera Batista
postado em 21/04/2018 19:18
O passeio, capitaneado por Graco Santos, teve como ponto de partida a Banca da Conceição, na 308 Sul
Um passeio para conhecer Brasília nas quadras onde nasceu a capital federal. Essa foi a proposta de um grupo, capitaneado pelo arquiteto e urbanista Graco Santos, por meio do projeto da Camelo Bike Tour, que começou há mais de seis anos, e teve uma edição especial no dia do aniversário da cidade. Neste sábado (21/4), o ponto de partida do programa foi a Banca da Conceição, na quadra 308 Sul. O tour, de aproximadamente 40 minutos, passou também pela 107, 108, 307.
Além do arquiteto, um guia de turismo acompanhou os ciclistas. As bicicletas foram levadas pela Camelo Bike Tour e o público, para participar, doou 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues a instituições que cuidam de crianças e adultos em situação de risco. ;Esse tour ocorre todos os dias, com quatro rotas diferentes. Passamos pelo Eixo Monumental, pela Praça Eduardo e Mônica, por lugares onde o roqueiro, cantor e compositor Renato Russo morou, trabalhou, estudou, e pela Igrejinha. Mas não é um simples passeio de bicicleta. Contamos a história de cada ponto;, disse o organizador do passeio.
As quadras 107, 108, 307 e 308 são muito especiais, porque são locais por onde a Brasília residencial começou a ser construída. ;É um quadrilátero histórico;, destacou Graco Santos. A Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul, projetada por Oscar Niemeyer foi o primeiro templo de alvenaria a ser erguido em Brasília, em 1958.
Foi construída em cem dias, para a primeira-dama, Sarah Kubitschek, pagar uma promessa. ;A filha dela tinha um problema nas pernas e ela prometeu que, se a menina ficasse curada, ela ergueria aquele templo;, destacou Graco. A igreja tem também projeto paisagístico de Burle Marx. Segundo o arquiteto, dois grupos de 12 pessoas fizeram o passeio (às 16h e às 17h).
O giro de bicicleta atende a todos os públicos, do turista a quem mora (ou nasceu) na cidade e quer conhecer melhor sua biografia. O idealizador do projeto explicou que as impressões são diferentes quando se usa o "camelo;. Isso porque dificilmente as pessoas enxergam a paisagem da mesma forma quando estão de bike e quando estão de carro.
;Aqueles que visitam os pontos mais importantes de Brasília podem parar ou dar a volta nos monumentos. Enfim, o olhar tem outra perspectiva. Além disso, fazer esses trajetos é também um excelente programa a qualquer hora do dia, seja pela manhã, pela tarde, seja noite ou no fim de semana;, assinalou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação