Cidades

Artigo: Para mulheres inspiradoras

A morte de Valéria reafirma a necessidade de insistirmos em buscar no dia a dia outras fontes de inspiração na sociedade

Ana Dubeux
postado em 22/04/2018 08:00
Inspirar pessoas não é apenas um dom. Tocar corações e mentes, influenciando decisivamente a vida de alguém, é normalmente resultado de um esforço genuíno, de trabalho contínuo, de generosidade e desprendimento. Inspirar é, sobretudo, compartilhar experiências, casos de sucesso e até de fracassos, viradas de vida, projetos, exemplos. Inspirar é envolver cada vez mais gente numa espiral positiva que suga e sopra bons ventos. Brasília, em seus 58 anos, coleciona pessoas inspiradoras. E talvez seja este o seu maior patrimônio.

Na semana que passou, esse acervo riquíssimo perdeu uma representante da maior importância. Valéria Velasco, jornalista e militante da paz, foi uma árdua combatente contra a violência. Nunca foi candidata a nada, não exerceu mandato nem ocupou cargos de primeiro escalão. Ainda assim, fez por Brasília ; na verdade, pelo país ; o que poucos fazem.

Batalhou pela mudança na pena dos crimes hediondos, pela campanha do desarmamento, pelo acolhimento das vítimas de violência e pela escuta das mães que só tinham a impunidade como resposta ao assassinato dos filhos.

A morte de Valéria reafirma a necessidade de insistirmos em buscar no dia a dia outras fontes de inspiração na sociedade. Pessoas reais, que não vivem sujando a imagem da capital, que lutam, realizam, conquistam direitos e delegam poder de mudança. Recebemos no Correio Braziliense, para uma palestra na semana passada, como parte do projeto Xô Assédio, a professora Gina Vieira, gente desse porte aí.

Educadora de qualidade ímpar, Gina criou o projeto Mulheres Inspiradoras, premiadíssimo e chancelado aqui e lá fora por instituições graúdas. O que ela fez foi compartilhar histórias de mulheres fantásticas e, com isso, criar uma ponte para levar autoestima e grandeza feminina para ocupar espaços onde reinavam racismo, machismo e preconceito de gênero.

A batalha contra o assédio continua e rende frutos a cada palavra de Gina. Professora de Ceilândia e empreendedora na arte de educar, ela é uma inspiração cotidiana, feita de carne e osso, uma força para nos levar a um lugar melhor. Que saibamos reconhecer pessoas como Gina e Valéria!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação