Cidades

Integrantes do MTST ocupam terreno no Sol Nascente, em Ceilândia

As famílias chegaram na madruga de sábado (21/4) e montaram barracos de lona e de bambu. O grupo reivindica o direito à moradia e a PM faz o monitoramento da área

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 22/04/2018 11:51

PM estima que 200 famílias do MTST ocupam a área da vicinal 311, no Setor Habitacional Sol Nascente

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam, na madrugada de sábado (21/4), uma área pública no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. De acordo com informações da organização dos militantes, cerca de 800 famílias estão no local, porém a Polícia Militar estima 200. As pessoas montaram barracas com lonas e pedaços de bambu.

[FOTO1146401]

De acordo com o tenente Carvalho Santana, do 10; Batalhão de Polícia Militar, o movimento está pacífico. "Desde que as famílias chegaram, não tivemos nenhum conflito e, como não recebemos nenhuma determinação para tirá-los daqui, o que estamos fazendo é monitorar para que seja garantida a ordem pública", esclarece.

Ainda segundo o militar, os próprios manifestantes pediram auxílio para manter a segurança das famílias. "As próprias pessoas que estão lá nos pediram apoio caso chegassem outras querendo bagunçar o movimento", disse o tenente Santana.

O objetivo da ocupação é a garantia do direito por moradia. Por meio de nota, o MTST informou-se que as "famílias sem-teto que vivem em situação de vulnerabilidade extrema (...) ocuparam um terreno ocioso do governo, que não estava cumprindo seu papel social e tinha a previsão de abrigar equipamentos públicos para a comunidade".

A área está localizada abaixo das obras de moradia do Governo Federal, no Sol Nascente

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação