Cidades

Rap e poesia marcam o segundo dia de comemoração dos 58 anos de Brasília

Cinco atrações musicais locais e nacionais, além de um DJ, se apresentaram no palco montado na Esplanada

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 22/04/2018 20:47
Mais de três mil pessoas compareceram à Esplanada para o último dia de comemoração do aniversário de Brasília
A cultura hip-hop marcou o encerramento das comemorações dos 58 anos de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. Neste domingo (22/4), subiram ao palco cinco atrações, de rap local e nacional. Mais de 3 mil pessoas compareceram ao local para curtir a música.

Abrindo as apresentações do dia, o rapper cearense Rapadura Xique Chico trouxe a rima cantada com ritmo de influência nordestina - sanfoneiros, repente e forró pé-de-serra. Entre as performances, o DJ Pegada Black Dance e Cia foi o responsável por manter o público animado.

Em seguida, o quinteto Donas da Rima destacou a atuação feminina no cenário do hip-hop do Distrito Federal e do Entorno. Nos versos, estão presentes as histórias pessoais e a vida da periferia. É por meio da música que as integrantes trazem o debate de gênero, visando promover mudanças e conscientização.

Os rappers X Câmbio Negro e Gog, ambos de Ceilândia, trouxeram poesia engajada, com foco na luta por igualdade e justiça social e racial. Nas letras, referências a Brasília, à política, à segurança pública e à periferia. Em meio aos shows, apresentações de capoeira e de street dance completaram o espetáculo.
[FOTO1146810]

A última apresentação da noite fica a cargo da grande atração nacional do dia: Mano Brown, um dos fundadores do grupo paulista Racionais MC;s. Com letras que tratam da realidade que viveu e presenciou nas favelas e periferias, Mano Brown é hoje um ícone do rap brasileiro. Resistência, debate sobre desigualdades e superação são temas frequentemente trazidos pelo artista.

Outras atividades


Para os amantes de jazz, blues e rock, a 7; edição do Festival República Blues ofereceu mais uma opção cultural em comemoração ao aniversário da cidade. Com estrutura que comportava até 10 mil pessoas, montada na área externa da Funarte, os brasilienses acompanharam 23 atrações, sendo duas internacionais, cinco de expressão nacional e outras 16 do Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação