Cidades

Reitoria da UnB continua ocupada por estudantes, que pedem fim dos cortes

A universidade publicou uma nota pedindo que os alunos deixassem a instituição nesta segunda-feira (23/4), até às 7h30

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 23/04/2018 09:34
A universidade publicou uma nota pedindo que os alunos deixassem a instituição nesta segunda-feira (23/4), até às 7h30
A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) continua ocupada. A instituição emitiu uma nota no sábado (21/4), pedindo que os alunos deixassem o local até às 7h30 desta segunda-feira (23/4). De acordo com a assessoria UnB, as demandas apresentadas pelo movimento teriam sido atendidas pela administração, com a realização de duas mesas públicas sobre a situação orçamentária da instituição. Em contrapartida, os integrantes da ocupação garantem que não há previsão para que eles deixem as dependências da instituição.

Em nota publicada no portal da UnB, a entidade aponta que os alunos deixaram de comparecer a uma reunião marcada para o sábado (21/4). No entanto, estudantes postaram, em uma página do Facebook, que o encontro entre as partes precisaria ser realizado nesta segunda, por causa do feriado, que impedia a participação dos interessados no movimento, como terceirizados e servidores. Os universitários solicitam um encontro para às 12h desta segunda.
A universidade publicou uma nota pedindo que os alunos deixassem a instituição nesta segunda-feira (23/4), até às 7h30
Para a UnB, a continuidade da ocupação pode implicar em prejuízos a bolsistas, estagiários, servidores e terceirizados, já que o movimento pode impedir o cumprimento de pagamentos e demais procedimentos administrativos. ;A partir deste momento, entendemos que a continuidade do diálogo deve ocorrer por vias democráticas e institucionais, garantidas as condições de pleno funcionamento da Universidade;, destaca o texto.

No início desta manhã, mesmo após a solicitação da saída dos alunos, os funcionários não compareceram à reitoria para trabalhar. Vigilantes servidores e terceirizados continuam no local para preservar a integridade do patrimônio da universidade. Porém, eles não têm permissão para entrar no lugar.

Entenda

A reitoria da UnB está ocupada desde 12 de abril, após assembleia no Ceubinho, após dois dias após a manifestação em frente ao prédio do Ministério da Educação (MEC) contra os cortes orçamentários da instituição, quando estudantes também ocuparam o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os alunos cobram explicações sobre a divergência orçamentária apresentada pela administração da UnB e pelo MEC. Eles exigem uma audiência pública, com participação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação